Competências digitais de docentes da educação básica brasileira: um olhar crítico sobre a determinação tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11930

Palavras-chave:

Formação de professores, Competências digitais, Metodologias ativas

Resumo

O artigo investiga a relação entre a formação docente em nível de competências digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Neste estudo, apresentamos reflexões para a pergunta: como formar o docente para se capacitar na era digital e na adoção crítica da tecnologia? A partir disso, traçamos como objetivo geral identificar e analisar a formação docente em nível de competência digital para a adoção crítica da tecnologia. Com isso, foram eleitos como objetivos específicos: a) Identificar e analisar criticamente os efeitos das tecnologias no ensino-aprendizagem e a formação docente para um mundo digital; b) Identificar e analisar as competências digitais atuais de docentes na formação inicial; c) Compreender e analisar como as metodologias ativas podem tornar os estudantes protagonistas. Sendo uma pesquisa bibliográfica, recorremos a autores já consagrados na área de educação e aos que publicaram livros recentes com dados científicos de estudos sobre os efeitos do uso excessivo das tecnologias digitais, para uma melhor compreensão e pensamento crítico em relação à temática. Como um trabalho de cunho qualitativo, esperamos contribuir para o desenho da formação adequada do docente, competente para a adoção crítica das TDICs, visando a formação humana e integral.

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Biografia do Autor

Vitorugo Sérgio Escaraber Selpa, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela UENP. Professor efetivo na rede municipal de Itambaracá e de Jundiaí do Sul – PR. E-mail: vitorugo.selpa@gmail.com.

Elisângela Barbosa Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Curso técnico em Webdesign (SENAI/BA). Pós-graduanda em Educação Digital pela Universidade da Bahia (UNEB). E-mail: lila_nascimento@hotmail.com.

Rita de Cássia Barbosa Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduanda em Educação Digital pela Universidade da Bahia (UNEB). Assistente em Administração no IF Baiano. E-mail: nascimento_rit@hotmail.com.

Mateus Alves Barreto, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Focus. Professor efetivo na rede municipal de Joaquim Távora – PR. E-mail: mateusbarreto.mb43@gmail.com.

Isaías Daniel Pereira de Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Anhanguera (Pelotas/RS). Pós-graduando em Educação Digital pela Universidade da Bahia (UNEB). Professor colaborador (SENAI/RS). E-mail: idpp81@gmail.com.

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Publicado

2023-07-19

Como Citar

Selpa, V. S. E., Nascimento, E. B., Nascimento, R. de C. B., Barreto, M. A., & Pereira, I. D. P. de. (2023). Competências digitais de docentes da educação básica brasileira: um olhar crítico sobre a determinação tecnológica. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11930, 1-21. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11930