O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11973Palavras-chave:
Alfabetização científica, Ensino de ciências, Tecnologias digitais de informação e comunicaçãoResumo
O presente artigo descreve o desenvolvimento e aplicação de um projeto de Iniciação Científica Júnior chamado “Astrobiologia: um universo de possibilidades”, o qual aborda, de maneira interdisciplinar, conteúdos referentes à Astrobiologia para turmas de 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada na cidade de Feira de Santana, Bahia. Esse projeto resultou das ações de intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no âmbito do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. A partir dele, desenvolveram-se estratégias para facilitar e motivar o aprendizado sobre as Ciências Naturais, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e contribuindo para a alfabetização científica e letramento digital. Destarte, objetivou-se familiarizar os estudantes participantes a temas da Astrobiologia, apresentando novas perspectivas sobre a Ciência como um fator acessível em seu cotidiano. Observou-se que a maioria dos alunos avaliaram de forma positiva as temáticas abordadas e o desempenho dos bolsistas na mediação das atividades, constatando o potencial da inserção de TDICs no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ARGÜELLO, C. A. A ciência popular. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C.; BRITO, F. (org.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Fórum de Ciência e Cultura, 2002. p. 205 - 206. Disponível em: https://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/cienciaepublico.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.
ATHAYDE, S. A. Processo educacional no ensino de Ciências e Biologia na perspectiva da Astrobiologia. 2015. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/245. Acesso em: 18 jul. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 fev. 2022.
BRASIL, G. S. et al. Astrobiologia e vida extraterrestre: transformando cosmovisões no ensino médio. In: III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Natal/RN, 2016. Anais do III Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20371. Acesso em: 12 abr. 2023.
CAMARGOS JÚNIOR, A. P. Formação docente e uso de TDICS na educação básica. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 7, p. 9697-9704, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-147. Acesso em: 24 jul. 2022.
CASTRO, F. Escassez de laboratórios de ciências nas escolas brasileiras limita interesse dos alunos pela física. Revista Educação. 2017. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2017/05/08/escassez-de-laboratorios-de-ciencias-nas-escolas-brasileiras-limita-interesse-dos-alunos-pela-fisica/. Acesso em: 18 jul. 2022.
COSTA, F. S. M. Uma jornada pela vida no cosmos: relato de experiência de ensino de astrobiologia na escola. Cadernos de Astronomia, v. 2, n. 2, p. 142-152, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v2n2.34052 Acesso em: 12 abr. 2023.
GALANTE, D. et al. Astrobiologia: uma ciência emergente. Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia. São Paulo: Tikinet, edição: IAG/USP, 2016. Disponível em: https://www.iag.usp.br/astronomia/sites/default/files/astrobiologia.pdf Acesso em: 18 jul. 2022.
LONGUINHOS, R. R. Divulgação científica em astrobiologia por meio de exposição como promotora do ensino interdisciplinar entre biologia, física e química. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1304 Acesso em: 18 jul. 2022.
MOURA, A. P. A. et al. Práticas pedagógicas aplicadas à luz da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. In: V CONGRESSO REGIONAL DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5., 2018, Espírito Santo. Anais do V Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. Espírito Santo: Anais do V Concefor, 2018. Disponível em: https://concefor.cefor.ifes.edu.br/wp-content/uploads/2018/08/4639-7348-2-RV.pdf Acesso em: 14 abr. 2023.
NASA Astrobiology Institute. About NAI. 2018. Disponível em: https://astrobiology.nasa.gov/nai/about/ Acesso em: 12 abr. 2023.
OLIVEIRA, A. D.; ROCHA, D. C.; FRANCISCO, A. C. A ciência cantada: um meio de popularização da ciência e um recurso de aprendizagem no processo educacional. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 1., Belo Horizonte, 2008. Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Belo Horizonte: Cefet-MG, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/biologia_artigos/musica_ciencias.pdf Acesso em: 18 jul. 2022.
PAULINO-LIMA, I. G.; LAGE, C. A. S. Astrobiologia: definição, aplicações, perspectivas e panorama brasileiro. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 29, n. 1, 14-21. [S.l.], 2009. Disponível em: https://sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2018/10/Paper2.pdf Acesso em: 18 jul. 2022.
PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, v. 2, n. 1, p. 37-42, 2002. Disponível em: https://rfp.sesc.com.br/moodle/pluginfile.php/2423/mod_resource/content/1/Teoria_aprendizagem_significativa.pdf. Acesso em: 14 abr. 2023.
SANTOS, F. N. T.; RODRIGUES, L. A. R. Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação: perspectivas e desafios para o ensino. In: XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 13., 2015, Pernambuco. Anais do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Pernambuco: Anais do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2015. Disponível em: https://intranet.pe.senac.br/dr/ascom/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/comunicacao-oral/TECNOLOGIAS%20DIGITAIS%20DA%20COMUNICA%C3%87%C3%83O%20E%20INFORMA%C3%87%C3%83O%20PERSPECTIVAS%20E%20DESAFIOS%20PARA%20O%20ENSINO.pdf. Acesso em: 24 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.