Formação inicial de pedagogos: incorporação dos Estudos Surdos e das produções acadêmicas de pesquisadores surdos nos planos de ensino da disciplina de LIBRAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12009Palavras-chave:
Formação Docente, Estudos Surdos, Pesquisador Surdo, PedagogiaResumo
Os Estudos Surdos configuram-se como uma corrente teórica cujas análises deslocam a discussão sobre a surdez do âmbito da deficiência e da educação especial, alocando-a em uma nova territorialidade educacional que reivindica o reconhecimento político da identidade e da cultura surdas. O crescente número de pesquisas e de pesquisadores, surdos e ouvintes, ligados a esta perspectiva teórica fornece a dimensão da expansão e relevância dos Estudos Surdos para as discussões acadêmicas a respeito da escolarização dos surdos em instituições regulares ou especializadas, emergindo como uma temática relevante para a formação docente. Assim, esta pesquisa analisa a incorporação das produções acadêmico-científicas ligadas aos Estudos Surdos, especialmente aquelas publicadas por pesquisadores surdos, na formação inicial de pedagogos, tomando como base os planos de ensino da disciplina de LIBRAS, presentes nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em pedagogia de instituições federais de ensino do estado de São Paulo. Os dados analisados, ao mesmo tempo em que apontam a presença de temas vinculados aos Estudos Surdos no currículo dos cursos analisados, não encontraram uma correlação nominal entre esses temas e o termo “Estudos Surdos”. Além disso, evidenciou-se uma reduzida incorporação das produções científicas de pesquisadores surdos na formação inicial de pedagogos.
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