Paulo Freire nas licenciaturas do IFMG
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12143Palavras-chave:
Paulo Freire, Pedagogia Freireana, Licenciatura, IFMGResumo
O presente artigo tem como finalidade investigar a presença ou ausência de Paulo Freire nos cursos de licenciatura ofertados no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Para cumprir o objetivo da pesquisa, o caminho metodológico foi pautado inicialmente na análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC's), tendo sido utilizada a análise de conteúdo para estruturar as fases de análise do documento. Posteriormente, foi enviado um questionário com possíveis formandos dos cursos de Licenciatura do IFMG, como instrumento de coleta de dados deste projeto. Após a análise dos PPC's, a presença de Freire foi constatada tanto de forma explícita como implícita, sendo que o maior número de aparições foi através de citações que remetem a ideias do educador, mas sem mencioná-lo. No questionário, nota-se que os licenciandos conhecem Paulo Freire, e aqueles que não o conhecem estão de acordo com sua pedagogia. Alguns casos isolados de críticas ao educador foram percebidos, mas a grande maioria reconhece a importância de Freire para a educação. Constatou-se que a aderência a Paulo Freire pela maioria dos licenciandos é satisfatória, mas que deve ser mais explorada, concluindo que os cursos de licenciatura, da instituição investigada, utilizam de forma rasa da pedagogia freireana.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 144 p.
FREIRE, P. Pedagogia de autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. A escola e o professor Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.
GOMES, W. M. MULLER, A. J. Paulo Freire: do (re) exílio brasileiro às cátedras norte-americanas. Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduaçao em Educaçao-PPGE, v. 21, n. 1, p. 395-412, 2019. https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4878
IFMG. Instituto Federal de Minas Gerais. Projeto Pedagógico de Curso (PPC): Curso de Licenciatura em Letras – 2018a. Congonhas.
IFMG. Instituto Federal de Minas Gerais. Projeto Pedagógico de Curso (PPC): Curso de Licenciatura em Geografia – 2018b. Ouro Preto.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
PINHEIRO, Rafaela Bartolin. A pedagogia da comunicação de Paulo Freire: uma reação por uma educação de educadores e educadoras mais dialógica, crítica e libertadora. In: DINIZ-PEREIRA, J. E. (org.). Paulo Freire-Formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 9-285.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa – Porto Alegre: Artmed Editora, 2000, 256p.
SEIXAS, P. S. et al. Projeto pedagógico de curso e formação de psicólogo: uma proposta de análise. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 113-122, jan./jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v17n1/a12v17n1.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.