O Projeto Político Pedagógico e as possíveis conexões com as políticas externas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12467

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Escola, Rede de ensino

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre 0 Projeto Político Pedagógico/PPP de uma escola situada em Caxias do Sul com as possíveis orientações de políticas internacionais. Como metodologia, realizamos uma análise descritiva de uma escola da rede de ensino municipal de Caxias do Sul e estabelecemos relações com estudos sobre as políticas externas. A Análise foi realizada com base em Boaventura de Sousa Santos, para relacionar as políticas mundiais com as locais e Celso Vasconcellos para abordar sobre o PPP. Concluímos que na região de Caxias do Sul, o município expressa tentativas de construção do Projeto Político Pedagógico na qual considere princípios emancipatórios como a participação da comunidade. Por sua vez, possivelmente atende a outros atos regulatórios internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreyro Monticelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora Visitante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Caxias do Sul. Pedagoga. Doutorado em Práticas Inclusivas pelo PPGE/UFES.

Rosalba Lima Coutinho, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora da Rede Municipal de Vitória/ES. Mestre em Educação pelo PPGE/UFES.

Bruno Cavalcante, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul

Graduando em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil. Graduado em Música pela UFRGS.

Referências

BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Maria Zákia Lian. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.

BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Brasília, DF: World Bank Group, 2017.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

CAXIAS DO SUL. Portal Da Educação. Documento Orientador Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Caxias do Sul (DOCCX). 2019. Disponível em: https://educacao.caxias.rs.gov.br/documento-orientador-curricular-para-a-educacao-infantil-e-o-ensino-fundamental-de-caxias-do-sul-doccx. Acesso em setembro de 2022.

COUTINHO, R. L. Projeto Político Pedagógico uma experiência de construção de identidade no exercício da democracia. In RODRIGUES, P. S. e DRAGO, R. Projeto Político Pedagógico “Juntos construindo uma nova escola”. Vitória, Aquarius, 2008.

EYNG, Ana Maria. Projeto pedagógico: construção coletiva da identidade da escola, um desafio permanente. Revista Educação em Movimento, Curitiba. V. 1 – n.1 p. 25-32. jan/abril 2002.

FREITAS, Luiz Carlos de. Caminhos da avaliação de sistemas educacionais no Brasil: o embate entre a cultura da auditoria e a cultura da avaliação. In: BAUER, Adriana.; GATTI, Bernadete A. (Org.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil. Florianópolis: Insular, v. 2. 2013. p. 147-176.

GUERRA, D.; FIGUEIREDO, I. M. Z. (2021). Proposições do Banco Mundial para a política educacional brasileira (2016-2018). Educação e Pesquisa, 47, e231359. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231359>.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10° ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação).

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6ª ed. Goiânia: Do Autor, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. In: Cadernos de Pesquisa v.46 n.159 p.38-62 jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/ZDtgY4GVPJ5rNYZQfWyBPPb/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25 de setembro de 2022.

LUDKE, Menga; MARLI, André M.E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUDKE, M.; CRUZ, G. B. DA. Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 2, n. 3, p. 86-107, 18 dez. 2010. Disponível em: Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/20/18 . Acesso em 01 de jul. 2021.

MENEGÃO, Rita de Cássia Silva Godoi. Os impactos da avaliação em larga escala nos currículos escolares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 11, n. 3, 2016.

MORETO, J. A. Formação continuada de professores - professores excelentes: proposições do Banco Mundial. Revista Brasileira De Educação, 25, e250047. 2020. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250047>. Acesso em 03/09/23.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., Vitória da Conquista , v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 ago. 2023. Epub 25-Nov-2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010.

PEREIRA, João Márcio Mendes. O Banco Mundial como ator político, intelectual financeiro (1944-2008). Tese (Doutorado). Universidade Federal Fluminense. Departamento de História, 2009. Disponível em: <https://www.historia.uff.br/stricto/teses/Tese-2009_PEREIRA_Joao_Marcio_Mendes-S.pdf> Acesso em: 23/08/23.

PEREIRA, J. M. M.; PLETSCH, M. D. A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro. Revista Brasileira De Educação, 26, e260057. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260057>. Acesso em 03/09/23

RONKO, Marcela. O Banco Mundial no campo internacional da educação. In: PEREIRA, João Márcio Mendes; PRONKO, Marcela (Org.). A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980-2013). Rio de Janeiro: EPSJV, 2015. p. 89-112. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13399. Acesso em: 26/08/23.

RODRIGUES, Jean Douglas Zeferino. Gerencialismo e responsabilização: repercussões para o trabalho docente. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2020.

RODRIGUES P. S.; DRAGO, R. Do sonho à realidade O Projeto Político Pedagógico e seu processo constitutivo na EMEF Irmã Jacinta Soares de Souza Lima. In: RODRIGUES, P. S. e DRAGO, R. Projeto Político Pedagógico “Juntos construindo uma nova escola”. Vitória, Aquarius, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez. 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008 (Coleção para um novo senso comum).

SILVA, Maria Abádia da. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 283-301, dezembro 2003 . Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 25/08/23.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 8ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2007.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização. 21ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2010.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

Monticelli, F. F., Coutinho, R. L., & Cavalcante, B. . (2023). O Projeto Político Pedagógico e as possíveis conexões com as políticas externas. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12467, 1-19. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12467