Reflexões acerca do estágio supervisionado nas licenciaturas: uma oportunidade de vivenciar a realidade escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13094

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Licenciatura, Formação de professores

Resumo

O estágio supervisionado é uma exigência curricular das licenciaturas, visando a formação de professores. Resguardando as possíveis diferenças existentes na dinâmica organizacional entre os cursos, define-se um ponto em comum: o destaque que o estágio pode proporcionar na vida profissional futura do graduando, futuro docente, como oportunidade de vivenciar a realidade cotidiana dentro de uma sala de aula antes de se formar. Esse artigo buscou apontar e promover reflexões acerca da formação de professores no Brasil, através de um levantamento de produções acadêmicas de autores que dialoguem sobre a temática, além de um relato pessoal da experiência do estágio que possibilitou à autora conhecer a realidade escolar, além de encontrar seu lócus de atuação profissional. Conclui-se que mais do que ‘rito de passagem’ ou disciplina obrigatória, o estágio promove a confirmação de uma escolha e uma rica vivência do estudante e na formação de professores capazes de atuar com autonomia e segurança.

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Biografia do Autor

Camila Martins Januário de Freitas, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UFV. E-mail: camilamartins_j@hotmail.com

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

Freitas, C. M. J. de. (2024). Reflexões acerca do estágio supervisionado nas licenciaturas: uma oportunidade de vivenciar a realidade escolar. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13094, 1-14. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13094

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas