Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13530

Palavras-chave:

Processos formativos, Aprendizagem docente, Formação, Geografia

Resumo

Este texto configura-se em um relato de experiência que se deu no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), proporcionado pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. O núcleo do campus é de Geografia em decorrência do curso de Licenciatura em Ciências Humanas. A interação com a educação básica de ensino ocorreu por meio de um instituto da rede pública periférico. O problema do presente relato se molda a partir do momento em que se busca refletir sobre a própria prática de ensino e, consequentemente, de aprendizagem, bem como seu desenrolar e sua continuidade no sentido de desenvolvimento docente. Dessa forma, justifica-se pela própria importância de se pensar sobre a atividade docente e o papel que programas como esse têm sobre ela. Portanto, o objetivo do presente relato é identificar quais foram os processos formativos ao longo do período de estágio do programa. Intentou-se fazer isso por meio do relato das vivências e experiências fundamentado por uma revisão de literatura. As considerações finais abrangem a importância de programas que possibilitam a prática como importante canal de aprendizagem da docência para professores em formação.

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Biografia do Autor

Letícia Almeida Lopes, Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Humanas na Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja. Bolsista da CAPES pelo Programa de Residência Pedagógica - PRP, núcleo Geografia. Os principais eixos temáticos de pesquisa são: competências socioemocionais, interdisciplinaridade nas ciências humanas, início de carreira docente e autogestão.

Muriel Pinto, Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), São Borja – RS – Brasil. Professor Adjunto, Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

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Publicado

2024-03-04

Como Citar

Lopes, L. A., & Pinto, M. (2024). Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13530, 1-18. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13530