Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13530Palavras-chave:
Processos formativos, Aprendizagem docente, Formação, GeografiaResumo
Este texto configura-se em um relato de experiência que se deu no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), proporcionado pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. O núcleo do campus é de Geografia em decorrência do curso de Licenciatura em Ciências Humanas. A interação com a educação básica de ensino ocorreu por meio de um instituto da rede pública periférico. O problema do presente relato se molda a partir do momento em que se busca refletir sobre a própria prática de ensino e, consequentemente, de aprendizagem, bem como seu desenrolar e sua continuidade no sentido de desenvolvimento docente. Dessa forma, justifica-se pela própria importância de se pensar sobre a atividade docente e o papel que programas como esse têm sobre ela. Portanto, o objetivo do presente relato é identificar quais foram os processos formativos ao longo do período de estágio do programa. Intentou-se fazer isso por meio do relato das vivências e experiências fundamentado por uma revisão de literatura. As considerações finais abrangem a importância de programas que possibilitam a prática como importante canal de aprendizagem da docência para professores em formação.
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