Memorial acadêmico e narrativo do fazer docente de uma professora de história da rede pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13563

Palavras-chave:

Narrativa de si, Educação, Formação docente

Resumo

Através de uma pesquisa narrativa (Galvão, 2005), chegamos a essa escrita, uma narrativa de si, que detalha a experiência escolar, a trajetória de vida e o percurso do ofício de ensinar de uma professora de História. Esta escrita tem por objetivo demonstrar que a escrita autobiográfica pode ser um objeto de análise sobre a construção do fazer docente. As leituras sobre as narrativas de si têm como base Bolsanello (2017), Passeggi (2011), Arfuch (2010), além das leituras sobre educação e o saber docente baseadas em Freire (1989, 1996) e Gatti et al. (2019), que ajudaram neste processo de pensar o percurso docente e as histórias que preenchem esta trajetória. A narrativa autobiográfica docente (escrita de si ou memorial acadêmico) possibilita observar como se constitui o fazer docente e quais as características, especificidades e dilemas perpassam a trajetória de vida da pessoa, sendo, portanto, um elemento muito rico de análise para o campo da formação docente.

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Biografia do Autor

Renata Lewandowski Montagnoli, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Gaduação em História da UFSC, mestra em Educação pelo Instituto Federal Catarinense/IFC Camboriú, graduada em História pela UNIFEBE/SC. Integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC), coordenadora estadual do Grupo de Trabalho de Gênero da ANPUH/SC.

Joana Maria Pedro, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. Fez pós-doutorado na França, na Université dAvignon, entre 2001 e 2002 e, nos Estados Unidos, na Brown University entre 2016 e 2017. É pesquisadora 1A do CNPq.

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Publicado

2023-12-08

Como Citar

Montagnoli, R. L., & Pedro, J. M. (2023). Memorial acadêmico e narrativo do fazer docente de uma professora de história da rede pública. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e13563, 1-18. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13563