Narrativas pedagógicas sobre a formação docente nos contextos de estágio supervisionado: caminhos e possibilidades de exploração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13579

Palavras-chave:

Narrativas Pedagógicas, Formação de Professores, Estágio Supervisionado

Resumo

A formação crítica de professores requer práticas que promovam a autorreflexão sobre o que é ser professor, e mais, sobre o que é ser professor no século XXI. Para muitos estudantes de licenciatura, o Estágio Obrigatório representa o único momento formativo em que o contato com o ambiente escolar é estabelecido; representando uma importante e decisiva etapa de sua formação. Frente a essa premissa, propomo-nos a discutir as possibilidades de exploração em pesquisas de narrativas pedagógicas produzidas por professores em formação na disciplina de Estágio Supervisionado. Observando, principalmente, perspectivas subjetivas sobre a docência e a própria formação recebida, bem como possíveis mudanças nessas perspectivas com o avanço das experiências no estágio, objetivamos evidenciar as narrativas pedagógicas como importante objeto de investigação na área de formação de professores e destacar seu papel na construção de um pensamento científico em Educação que privilegie as experiências e reflexões de pessoas reais.

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Biografia do Autor

Lucan Fernandes Moreno, Instituto Federal do Paraná/Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Linguagem. Docente EBTT do Instituto Federal do Paraná. Doutorando em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. 

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

Moreno, L. F. (2024). Narrativas pedagógicas sobre a formação docente nos contextos de estágio supervisionado: caminhos e possibilidades de exploração. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13579, 1-18. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13579

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas