Concepções de estudantes do ensino médio sobre soluções químicas: reflexões a partir do desenvolvimento de uma sequência didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13636

Palavras-chave:

Ensino de Química, Soluções Químicas, Sequência Didática

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido como parte das atividades do componente curricular de Estágio IV, em um Colégio Estadual da cidade de Itapetinga-BA. A partir da adaptação dos trabalhos de Alves e Ribeiro (2019) e Silva e Vasconcelos (2020), buscamos compreender quais concepções de estudantes do Ensino Médio sobre o conteúdo de Soluções podem ser elaboradas a partir da aplicação de uma sequência didática (SD) em aulas de Química. Além disso, identificar os desafios na aprendizagem do conteúdo, como também a presença dos aspectos macroscópicos e microscópicos durante as aulas. Para isso, uma pesquisa qualitativa foi conduzida, utilizando como instrumento de coleta de dados dois questionários, um no início e outro ao final da SD. A SD foi composta por sete ações pedagógicas com duas h/aulas de cada momento, sendo a carga horária da mesma equivalente a 14h. Ao término da SD foi possível identificar o avanço da aprendizagem dos alunos, pois em muitas das respostas apresentadas eles conseguiram superar os erros em suas concepções. Outrossim, poucos alunos discutiram em sala aspectos microscópicos e os desafios foram minimizados na compreensão do assunto.

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Biografia do Autor

Gustavo Wendel Rodrigues Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando do curso de Química Licenciatura no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Itapetinga, participa do Programa de Residência Pedagógica e de Iniciação Científica com pesquisas voltadas à dialogicidade em aulas de Química, e é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Ensino de Química e Sociedade (GEPEQS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (GEPEC).

Daniela Marques Alexandrino, UESB

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Santa Cecilia (1999) e em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Possui Mestrado em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Itapetinga, atuando na Graduação nas disciplinas de: Estágio Supervisionado em Química, Didática em Química, História da Química e Química Analítica Aplicada. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da UESB, atuando na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Ciências Exatas, Experimentais e Naturais. Integrante dos Grupos de Pesquisas: Museu Pedagógico/Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM) e Ensino de Química e Sociedade (GPEQS). Coordenadora dos Cursos de Química (Licenciatura e Bacharelado), biênio 2021-2023. Também possui experiência na área de Química Analítica, com a técnica de Espectrometria de Absorção Atômica por Chama (FAAS) e pré-concentração de metais-traço.

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

Alves, G. W. R., & Alexandrino, D. M. (2024). Concepções de estudantes do ensino médio sobre soluções químicas: reflexões a partir do desenvolvimento de uma sequência didática. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13636, 1-20. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13636

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas