Iniciação à prática profissional no ensino básico: relato de uma experiência de inovação didática com a mediação do programa Erasmus Pro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13641

Palavras-chave:

Formação de professores, Experiência didática, Iniciação à prática pedagógica, ErasmusPro, Europa, Mobilidade

Resumo

Este artigo relata a experiência didática na iniciação à prática pedagógica das qualificações de formação de professores do ensino primário no âmbito do programa da Comissão Europeia que promove a mobilidade de estudantes e professores na formação de professores. As atividades apoiadas são variadas e incluem, entre outras, estágios e colocações de curta duração (ErasmusPro), acolhimento de peritos convidados. As instituições participantes devem promover ativamente a inclusão e a diversidade, o desenvolvimento sustentável e a alfabetização digital através das suas atividades, tirando partido das oportunidades de financiamento específicas oferecidas pelo Programa para este efeito, sensibilizando os seus participantes, partilhando boas práticas e escolhendo uma concepção adequada para as suas atividades. Este processo requer a colaboração e a preparação pormenorizada de atividades entre instituições de diferentes países da UE com o mesmo historial. Propomo-nos descrever a experiência de 5 países - França, Espanha, Portugal, Itália e Roménia - e os passos a dar para implementar este processo peculiar com o objetivo de melhorar a qualidade da formação profissional inicial e contínua na Europa.

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Biografia do Autor

Florbela Rodrigues, Instituto Politécnico da Guarda

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda – PORTUGAL - florbela.rodrigues@ipg.pt

Maria Eduarda Ferreira, Instituto Politécnico da Guarda

Professora Coordenadora Principal na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda – PORTUGAL – eroque@ipg.pt

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

Rodrigues, F., & Ferreira, M. E. (2024). Iniciação à prática profissional no ensino básico: relato de uma experiência de inovação didática com a mediação do programa Erasmus Pro. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13641, 1-16. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13641

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas