Projeto de Investigação em Docência: uma proposta de estágio com pesquisa na formação inicial docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13668

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio, Professor reflexivo-crítico

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma proposta de desenvolvimento do estágio em perspectiva investigativa e crítica, que pode favorecer um trabalho docente crítico e transformador do ensino na escola. O desenvolvimento da proposta em pauta, que denominamos como Projeto de Investigação em Docência (PID), ocorreu no âmbito da formação inicial de professores de Física de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Suas ações foram planejadas com base em um conjunto de estudos sobre diversos elementos teórico-práticos relativos à formação docente voltada à educação em ciências. Tais pesquisas revelaram movimentos de enfrentamento significativos dos desafios para a utilização do PID e resultados promissores mesmo com as dificuldades contextuais atuais presentes nas escolas de educação básica. Assim, com este texto, esperamos contribuir com outros formadores de professores, ajudando-os a refletir e propor novas ações no âmbito dos estágios supervisionados.

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Biografia do Autor

Leandro de Oliveira Rabelo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Licenciatura em Física pela UNESP, mestre em Ensino de Ciências e doutor em Educação pela USP. Docente do Departamento Acadêmico de Física e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR.

Maria Lucia Vital dos Santos Abib, Universidade de São Paulo

Graduada em Física, mestre em Ensino de Ciências e doutora em Educação pela USP. Pesquisadora Sênior da Faculdade de Educação da USP. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e o Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP.

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

Rabelo, L. de O., & Abib, M. L. V. dos S. (2024). Projeto de Investigação em Docência: uma proposta de estágio com pesquisa na formação inicial docente. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13668, 1-15. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13668

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas