Relato de experiência: reflexão sobre docência a partir do estágio supervisionado em Geografia no IF Baiano
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13676Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Geografia, Experiência, DesafiosResumo
O Estágio Supervisionado nos cursos de formação de professores é um ato educativo caracterizado pela imersão dos licenciandos no “chão” da escola com vistas a complementação da aprendizagem. O presente trabalho tem objetivo relatar tal experiência sob a perspectiva dos desafios que são vivenciados por professores de Geografia nas séries finais do ensino fundamental no Colégio Municipal de Cravolândia a partir do olhar de licenciandas do Instituto Federal Baiano. Para a realização do estudo, os procedimentos metodológicos foram os seguintes: discussão de textos problematizados ao longo do Curso de Geografia, especialmente no componente Estágio – Freire (1997; 2021), Pimenta e Lima (2004), Rangel (2007) e Cavalcanti (2010) –, assim como documentos que caracterizam o ensino fundamental (Brasil, 1996) e o estágio (IF Baiano, 2017; 2023); levantamento de dados secundários sobre a educação em Cravolândia a partir da SEC-BA (2021) e CMC (2023); trabalho de campo a partir da imersão no Colégio pesquisado. O estágio, enquanto espaço de pesquisa e de extensão, evidencia, com base nas experiências compartilhadas, alguns dos desafios identificados na prática docente, tais como: falta de acesso de recursos por parte dos docentes; carga horária extensa; falta de suporte para com ANEE; dissociação da Geografia com a realidade.
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