Relato de experiência: reflexão sobre docência a partir do estágio supervisionado em Geografia no IF Baiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13676

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Geografia, Experiência, Desafios

Resumo

O Estágio Supervisionado nos cursos de formação de professores é um ato educativo caracterizado pela imersão dos licenciandos no “chão” da escola com vistas a complementação da aprendizagem. O presente trabalho tem objetivo relatar tal experiência sob a perspectiva dos desafios que são vivenciados por professores de Geografia nas séries finais do ensino fundamental no Colégio Municipal de Cravolândia a partir do olhar de licenciandas do Instituto Federal Baiano. Para a realização do estudo, os procedimentos metodológicos foram os seguintes: discussão de textos problematizados ao longo do Curso de Geografia, especialmente no componente Estágio – Freire (1997; 2021), Pimenta e Lima (2004), Rangel (2007) e Cavalcanti (2010) –, assim como documentos que caracterizam o ensino fundamental (Brasil, 1996) e o estágio (IF Baiano, 2017; 2023); levantamento de dados secundários sobre a educação em Cravolândia a partir da SEC-BA (2021) e CMC (2023); trabalho de campo a partir da imersão no Colégio pesquisado. O estágio, enquanto espaço de pesquisa e de extensão, evidencia, com base nas experiências compartilhadas, alguns dos desafios identificados na prática docente, tais como: falta de acesso de recursos por parte dos docentes; carga horária extensa; falta de suporte para com ANEE; dissociação da Geografia com a realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michely da Silva Felix, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês

Licencianda em Geografia pelo Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês

Adriele dos Santos Oliveira, Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês

Licencianda em Geografia pelo Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês

Aline dos Santos Lima, Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês

Doutora Geografia UFBA. Mestre Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional e Licenciada em Geografia UNEB. Professora Geografia IF Baiano Santa Inês e Líder do Grupo de Pesquisa em Questões Agrárias do IF Baiano/NEQA/IF Baiano/CNPq. Pesquisadora do GeografAR/POSGEO/UFBA.

Referências

ALMEIDA, Jacqueline Praxedes. Estágio Supervisionado e a Formação do Professor de Geografia: a pedagogia de projetos como ferramenta para um fazer pedagógico ativo e significativo na educação básica. In: PORTUGAL, Jussara Fraga et al., (org.). Geografia na Sala de aula: linguagens, conceitos e temas. Curitiba: CRV, 2016. p. 251-263.

BRASIL. Lei n°. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27.839.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos e alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS. Anais I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte-MG, 2010, p. 1-16

COSTA, Glauber Barros Alves. Estágio e Pesquisa: a escola como locus do licenciando em Geografia. In: COSTA, Glauber Barros Alves. Geografia na Sala de aula: linguagens, conceitos e temas. Curitiba: CRV, 2016. p. 239-249

CMC. Projeto Político Pedagógico Colégio Municipal de Cravolândia. Cravolândia-BA: CMC, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 70 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d´Água, 1997.

IF BAIANO. Regulamento do Estágio Supervisionado das Licenciaturas do IF Baiano -Campus Santa Inês: Santa Inês: SETEC/MEC, 2023. (Aprovado pela Portaria n°. 76 de 18/08/2023).

IF BAIANO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. Santa Inês: SETEC/MEC, 2017.

JESUS, Aila Cristina Costa de; LIMA, Aline dos Santos. Reflexões sobre o Estágio Supervisionado em Geografia no IF Baiano Campus Santa Inês: caracterização dos professores em formação, professores regentes e escolas parceiras. Revista Situação Geográfica, Salvador, vol. 02, p. 73-90, 2019.

LIVRAMENTO, Ancelmo Ribeiro do. Trabalho análogo ao escravo: reflexões a partir de Cravolândia-BA. Santa Inês-BA: IF Baiano, 2021. (Graduação Licenciatura em Geografia).

MARTINS. Elcimar Simão. Formação de professores: as vivências de um mestrando em educação brasileira. In: SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos. Reflexões na docência: o professor e as boas práticas. Fortaleza: SEDUC, 2009. p, 13-19.

MARQUES, Adriana Cavalcanti; CAETANO, Josineide da Silva. Utilização da informática na escola. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002. p. 131-168.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio: diferentes concepções. In: PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicas). p. 33-57.

RANGEL, Maria Cristina. Estágio Supervisionado obrigatório na Licenciatura em Geografia: uma proposta de operacionalização. In: TRINDADE, Gilmar Alves. CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira (org). Discutindo Geografia: doze razões para se (re)pensar a formação do professor. Ilhéus-BA: Editora da UESC, 2007. p. 179-202.

RIBEIRO, Genival do Nascimento. Espacialização da cadeia produtiva do sisal no município de Cravolândia-BA. Santa Inês-BA: IF Baiano, 2021. (Graduação Licenciatura em Geografia).

SEC-BA. Censo escolar governo do estado da Bahia 2020. Salvador: MEC; InepDIE; SGINF, 2021. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZjM3NzJjNjYtZWZhMy00NjY3LWIyMTctZDE3MmU2MDQzMGE4IiwidCI6IjRjZDgzNWY0LTU0NDAtNDA4Zi05M2EzLTk3NWZjMTdjMzg0YSIsImMiOjR9 . Acesso em: 10 de jun. 2022.

SILVA, Fábia Janaína Marciel da; SARAIVA, Aldenir de Araujo. Ser Professor: Entre Desafios e Possibilidades de Atuação. ID on line. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 14, n. 49, p. 427-435, 2020.

SAMPAIO, Andrecksa Viana Oliveira et al. O Estágio Supervisionado em Geografia: Vivências em sala de aula. In: SAMPAIO, Andrecksa Viana Oliveira. Geografia na Sala de aula: linguagens, conceitos e temas. Curitiba: CRV, 2016. p, 201-213.

SOCZEK, José Silvestre Alves. Recursos imagéticos no Ensino de Geografia: trabalhando o conteúdo da globalização com o auxílio de fotos, charges e cartuns. Prudentopolis-PR: SEC-PR, 2014. (Material Didático - Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE Produções Didático-Pedagógicas). Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_geo_pdp_jose_silvestre_alves_soczek.pdf>. Acesso em: 15 set. 2023. p. 5-14.

VIEIRA, Alexia Júlia Lima. Os desafios da profissão docente vivenciados por professores/as com diferentes tempos de carreira. João Pessoa: UFPB, 2019. (Monografia Licenciatura em Pedagogia).

Downloads

Publicado

2024-05-27

Como Citar

Felix, M. da S., Oliveira, A. dos S., & Lima, A. dos S. (2024). Relato de experiência: reflexão sobre docência a partir do estágio supervisionado em Geografia no IF Baiano. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13676, 1-17. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13676

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas