Observando para Transformar: contribuições do Estágio Supervisionado de observação para a Formação Inicial Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13683

Palavras-chave:

Estágio de observação, Formação inicial docente, Educação pública superior, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

Este relato tem como objetivo narrar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado de Observação do curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Apresentamos uma reflexão sobre a relevância que os estágios, sobretudo na modalidade de observação, exercem no processo de formação inicial de professores. Assim, esse trabalho é resultado da experiência no componente curricular no primeiro dos seis estágios exigidos pelo currículo atual do curso. Essa prática foi realizada na escola campo, a fim de observar professores de língua inglesa em sala de aula. Tais experiências se alicerçam em autores como: Biazi et al. (2011), Ferragini e Tognato (2018), além de Leffa (2011, 2012) e Freire (1968). Nessa perspectiva, acreditamos que todos os processos de formação social são intrínsecos à educação básica e à disciplina de Estágio de Observação é fundamental para a formação inicial docente, a fim de mobilizar conhecimentos, crenças, atitudes, saberes e vivências através da observação da prática. Portanto, é importante ressaltar que os resultados que foram encontrados durante o estágio foram transformados em projetos de intervenção para promover a formação integral tanto dos alunos da escola quantos dos professores em formação inicial.

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Biografia do Autor

Marcela Eduarda Santos da Cruz, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Monitora voluntária da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. Atualmente é bolsista pesquisadora do GRUPO de Estudos e Pesquisa em Poéticas Orais - GEPPO (FAPESB/UEFS). cruzeduarda351@gmail.com.

Mellissa Moreira Figueiredo Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (UFBA); Especialista em Docência da Língua Inglesa (FMU); Graduada em Letras com Inglês (UEFS). mmfbarbosa@uefs.br

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

Cruz, M. E. S. da, & Barbosa, M. M. F. (2024). Observando para Transformar: contribuições do Estágio Supervisionado de observação para a Formação Inicial Docente. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13683, 1-18. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13683

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas