Reflexões e apontamentos sobre o regime remoto a partir do Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13691Palavras-chave:
Escola pública, Formação inicial, Licenciatura, Materialismo Histórico-Dialético, Práxis pedagógicaResumo
O Estágio Supervisionado presente nas licenciaturas é imprescindível no que se refere à possibilidade de uma formação que esteja comprometida com a instrumentalização de futuros docentes, com o objetivo de oferecer subsídios para o desenvolvimento da práxis pedagógica revolucionária. Assim, por meio do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em particular, o Estágio Supervisionado permitiu vislumbrar o Ensino de Biologia como um instrumento de mediação para a socialização dos conhecimentos científicos sistematizados e clássicos, proveniente do processo sócio-histórico, com o objetivo de humanizar os estudantes para que estes consigam compreender e intervir para além da realidade aparente. Portanto, é a partir da compreensão dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, do Materialismo Histórico-Dialético e da práxis propiciada pelo Estágio em escola pública, referente ao componente curricular de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma Universidade Pública do estado do Paraná, que o presente relato de experiência buscou, por meio de observação sistemática e entrevistas, analisar e descrever o desenvolvimento de aulas de Biologia, as dificuldades encontradas durante o regime remoto e os problemas na educação, que se agravaram com a pandemia da COVID-19, decorrentes da desigualdade social, possibilitando constatar as fragilidades durante o processo de ensino e aprendizagem.
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