Reflexões e apontamentos sobre o regime remoto a partir do Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13691

Palavras-chave:

Escola pública, Formação inicial, Licenciatura, Materialismo Histórico-Dialético, Práxis pedagógica

Resumo

O Estágio Supervisionado presente nas licenciaturas é imprescindível no que se refere à possibilidade de uma formação que esteja comprometida com a instrumentalização de futuros docentes, com o objetivo de oferecer subsídios para o desenvolvimento da práxis pedagógica revolucionária. Assim, por meio do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em particular, o Estágio Supervisionado permitiu vislumbrar o Ensino de Biologia como um instrumento de mediação para a socialização dos conhecimentos científicos sistematizados e clássicos, proveniente do processo sócio-histórico, com o objetivo de humanizar os estudantes para que estes consigam compreender e intervir para além da realidade aparente. Portanto, é a partir da compreensão dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, do Materialismo Histórico-Dialético e da práxis propiciada pelo Estágio em escola pública, referente ao componente curricular de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma Universidade Pública do estado do Paraná, que o presente relato de experiência buscou, por meio de observação sistemática e entrevistas, analisar e descrever o desenvolvimento de aulas de Biologia, as dificuldades encontradas durante o regime remoto e os problemas na educação, que se agravaram com a pandemia da COVID-19, decorrentes da desigualdade social, possibilitando constatar as fragilidades durante o processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ana Paula Biondo Lhamas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela UNESP-BAURU. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Jacarezinho (UENP/CJ). Atualmente é Professora Colaboradora do Colegiado de Ciências Biológicas da UENP/CJ.

Izabela Lourenço Silva, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru). Licenciada em Ciências Biológicas pela (UENP-CJ) e atua como professora na rede pública de ensino e particular atuando no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

Carolina Borghi Mendes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Araraquara

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP- Bauru) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP. É Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/Araraquara.

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

Lhamas, A. P. B., Silva, I. L., & Mendes, C. B. (2024). Reflexões e apontamentos sobre o regime remoto a partir do Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13691, 1-16. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13691

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas