Perspectivas e desafios: um diálogo sobre a importância das tecnologias para o Ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14558Palavras-chave:
Ensino de matemática, Tecnologias digitais, Educação, Softwares educativosResumo
O estudo apresentado investiga o impacto da utilização de tecnologias, especificamente softwares educativos, no ensino de matemática. O objetivo central foi investigar o impacto do uso de softwares no desempenho acadêmico dos alunos em matemática da educação básica. Baseando-se em um estudo teórico que explora o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, o estudo ressalta a importância de capacitar educadores para o uso eficaz dessas ferramentas. A metodologia aplicada foi qualitativa e incluiu a coleta de dados por meio de questionários aplicados a professores do ensino fundamental, além de uma intervenção prática com o software Kahoot. Os resultados mostraram que o uso de tecnologias aumentou o engajamento dos alunos e melhorou a dinâmica de ensino, com efeitos positivos no aprendizado de frações. Concluindo-se que a integração de softwares educativos no ensino de matemática não só preenche lacunas na pesquisa educacional, mas também proporciona subsídios valiosos para a formação docente e a criação de práticas pedagógicas inovadoras, promovendo um ambiente de ensino mais interativo e eficiente.
Downloads
Referências
BEDERODE, Igor Radtke.; ARAUJO, Jair Jonko. O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo no ensino remoto emergencial. ETD - Educação Temática Digital, v. 26, p. e023004–e023004, 21 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669279. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669279. Acesso em: 11 mar. 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso 07 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 fev. 2024.
BRASIL. Parecer CNE/CES nº 1.302, de 06 de novembro de 2001. Portal do Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: Acesso em: 28 fev. 2024.
CAMPOS, Celso Ribeiro; JACOBINI, Otávio Roberto.; WODEWOTZKI, Maria Lúcia Lorenzetti; FERREIRA, Denise Helena Lombardo. Educação estatística no contexto da Educação crítica. Revista Bolema, v. 24, nº 39, p. 473- 494, ago. 2011.
CUERVO, Luciane da Costa; WELCH, Graham Frederick; MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque; REATEGUI, Eliseo. Cultura digital e docência: possibilidades para a educação musical. Acta Scientiarum. Education, v. 41, n. 1, p. e34442, 2 jan. 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/34442. Acesso em: 11 mar. 2024.
FERNANDES, Nayara Rocha. O uso de softwares educacionais por professores de matemática. 2019. 113 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2387. Acesso em: 29 fev. 2024.
GIL. Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
IUNES, Silvana Maria Silva; SANTOS, Gilberto Lacerda. Contratos e destratos entre Informática e Educação Matemática. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, p. 293–305, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/4K8Qb4GbRjpcwbVtQHVLDHp/?lang=pt. Acesso em: 01 mar. 2024.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LIMA, Feliciano de Lima. Grupo de estudos de professores e a produção de atividades matemáticas sobre funções utilizando computadores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/91076/lima_lf_me_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 mar. 2024.
MILANO, Thomas Bersagui; SANTOS, Suelen Assunção; PINHEIRO, Josaine de Moura; SIQUEIRA, Mirian Linhares. Educação Matemática e Tecnologia: uma análise de discursos presentes no BOLEMA. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 2, p. 92–104, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1543. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1543. Acesso em: 05 mar. 2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos Tarciso. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.
ORTH, Miguel Alfredo; MANGAN, Patrícia Kayser Vargas; SARMENTO, Dirleia Fanfa. Formação e ou capacitação de professores para atuação em informática na educação: reflexões sobre uma prática. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 77–98, 2011. DOI: 10.20396/etd.v13i1.1167. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1167. Acesso em: 11 mar. 2024.
PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, p.53-66, Dezembro de 2012. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2133. Acesso em: 4 mar. 2024.
RICHIT, Adriana; ALBERTI, Luana Angélica. Tendências no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental: abordagens evidenciadas em livros didáticos. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 12, n. 1, p. 145, 13 set. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2017v12n1p145. Acesso em: 10 mar. 2024.
SÁ, Adriana Lourenço de; MACHADO, Marília Costa. O uso do software GeoGebra no estudo de funções. XIV EVIDOSOL e XI CILTEC online, junho 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/viewFile/12142/10362. Acesso em: 13 mar. 2024.
SILVEIRA, Laelson Santos da; SANTOS, Raul Teruel dos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2023.26785. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/26785. Acesso em: 11 mar. 2024.
VENTURA, João Paulo Costa; GOMES, Cristiane Ruiz. Softwares no ensino de matemática: um olhar sobre a BNCC. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 846–860, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4961. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4961. Acesso em: 10 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.