Navegando pelas formas: uma abordagem prática para explorar a geometria plana através da resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14648

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Resolução de Problemas, Pipa Tetraédrica, Teorema de Tales, Semelhança de Triângulos

Resumo

Resumo: O estudo relata a implementação de um projeto de ensino em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio, abordando semelhança de triângulos e o Teorema de Tales através de métodos práticos. A questão principal é como integrar recursos pedagógicos para promover uma compreensão profunda dos conceitos mencionados. A metodologia baseou-se na resolução de problemas, usando-a como ferramenta de ensino. As atividades incluíram a construção de uma pipa tetraédrica para abordar a semelhança de triângulos e a resolução de um problema sobre cálculo de altura a partir de sombras, exemplificando o Teorema de Tales. Objetivos específicos foram delineados, como relembrar características dos triângulos, identificar casos de semelhança e resolver problemas envolvendo o Teorema de Tales. O ensino foi adaptado para alunos com necessidades educacionais especiais, promovendo inclusão. Observou-se interesse nas atividades propostas, apesar de alguns desafios, e que cada etapa foi conduzida no momento adequado, embora fossem necessárias mais horas de aula ou revisão da estratégia.

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Biografia do Autor

Grace Kelly Souza Carmo Goulart, Universidade Federal de Jataí

Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, em 2004. Mestra em Matemática na Universidade de Brasília (UnB), com ênfase em Probabilidade, em 2010. Professora efetiva da UFG/UFJ desde dezembro de 2011 em regime de dedicação exclusiva. Área de atuação acadêmica: Probabilidade, Estatística, Cálculo, Álgebra Linear, Geometria Analítica. Atuei como coordenadora de área do subprojeto do Pibid de Matemática da UFG/Regional Jataí (mar. 2016 a fev. 2018) e também como coordenadora voluntária do subprojeto interdisciplinar (Física, Química e Matemática) do Pibid da UFJ (nov. 2020 a abr. 2022).Coordenei o Centro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (CEPEM) do curso de Matemática, durante o período de 01/01/2021 a 05/05/2023. Faço parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Matemática. Ocupo a função de Coordenadora de Extensão, Cultura e Esportes na Unidade Acadêmica de Ciências Exatas (05/2023 - atual).

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de Jataí

Doutor em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos - UNIFESP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGEduMat - INMA/UFMS. Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática.

Katiene Alves Ferreira, Universidade Federal de Jataí

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Jataí (2022). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Matemática. 

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Goulart, G. K. S. C., Gouveia, R. P., & Ferreira, K. A. (2024). Navegando pelas formas: uma abordagem prática para explorar a geometria plana através da resolução de problemas. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e14648, 1-23. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14648