Saberes Docentes no Ensino Superior: Desafios e Tendências
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14658Palavras-chave:
Saberes docentes, Ensino superior, Relato de experiênciaResumo
Este relato de experiência destaca a intrincada natureza da prática educacional no contexto de ensino superior. Ao investigar os desafios enfrentados pelos professores, que vão desde a necessidade de adaptação às demandas contemporâneas até a busca por métodos pedagógicos eficazes, a análise enfatiza a importância do contínuo desenvolvimento do conhecimento pedagógico. Fundamentado no trabalho de Defendi e Martins (2016) e motivado por uma aula ministrada na disciplina "Docência no Ensino Superior", oferecida no âmbito do programa de pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPGECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié, este estudo explora e analisa duas dimensões complexas da docência universitária: os desafios inerentes e as tendências que influenciam a prática educativa neste contexto.
Downloads
Referências
BRANCHER, Vantoir Roberto; MEDEIROS, Bruna de Assunção. Inclusão e diversidade: repensando saberes e fazeres na educação profissional, técnica e tecnológica. São Paulo: Paco Editorial, 2016.
CARVALHO, Maria Aparecida Alves Sobreira; XIMENES, Veronica Morais. Os impactos dos estigmas e preconceitos nos saberes docentes da educação superior. Encontros Universitários da UFC, v. 7, n. 14, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/89507. Acesso em: 19 mar. 2023.
CASTANHO, Denise Molon; FREITAS, Soraia Napoleão. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial, n. 27, p. 1-4, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4350. Acesso em: 19 mar. 2024.
CERUTTI, Elisabete; NOGARO, Arnaldo. Desafios docentes no ensino superior: entre a intencionalidade pedagógica e a inserção da tecnologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 3, p. 1592-1609, 2017. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.9119
COSTA, José Roberto; PAVANELLO, Regina Maria. O desenvolvimento profissional docente: um processo contínuo de aperfeiçoamento de professores. In: Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, Rio Grande do Sul, RS: ULBRA, 2013. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/591/518#:~:text=O%20desenvolvimento%20profissional%20docente%20inclui,educa%C3%A7%C3%A3o%20nas%20salas%20de%20aula. Acesso em: 06 de mai. 2024.
CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lucia Oliver; JUNQUEIRA, Sergio Rogerio Azevedo (org.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, p. 31-42, 2004.
DEFENDI, Cristina Lopomo; MARTINS, Sirlem da Silva. A importância dos saberes docentes no ensino superior. Revista Metalinguagem, v. 1, n. 6, p. 121-139, 2016.
FERREIRA, José Brites. Globalização e ensino superior: a discussão de Bolonha. Perspectiva, v. 24, n. 01, p. 229-244, 2006. https://doi.org/10.5007/%25x
FERREIRA, Marco Paulo Maia. O professor do ensino superior na era da globalização. Revista Iberoamericana de Educación, v. 50, n. 5, p. 1-10, 2009. https://doi.org/10.35362/rie5051908
FINI, Maria Inês. Inovações no ensino Superior. Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho: desafios para a transformação de uma cultura. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 176-183, 2018. https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.982
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
GALLO, Solange Aparecida; BARROS, Ayrla Morganna Rodrigues; CARVALHO, Ianan Eugênia de; LAET, Lucas Estevão Fernandes; SILVA, Tatiana Petúlia Araújo da. Metodologias ativas e tecnologia na educação. Revista Ilustração, v. 5, n. 1, p. 27-36, 2024. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.245
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Rio Grande do Sul: Unijuí, 1998.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. Desafios da diversidade na escola. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 5, n. 2, p. 9-28, 2000. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/janeiro2014/otp_artigos/desafios_diversidade_esc.pdf. Acesso em: 19 mar. 2024.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus Editora, 2007.
MOROSINI, Marília Costa. Qualidade na educação superior: tendências do século. Estudos em avaliação educacional, v. 20, n. 43, p. 165-186, 2009. https://doi.org/10.18222/eae204320092043
OLIVEIRA, Adriana Rivoire Menelli de. Inovação no ensino superior–desafios e perspectivas nos espaços acadêmicos. Repositório Institucional da UFSC, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131697. Acesso em: 18 fev. 2024.
OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de; LEITE, Lucia Pereira. Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio político-pedagógico. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 15, n. 57, p. 511-524, 2007. https://doi.org/10.1590/S0104-40362007000400004
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Editora Cortez, 2002
SAMPAIO, Helena. Diversidade e diferenciação no ensino superior no Brasil: conceitos para discussão. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 29, n. 84, p. 43-55, 2014. https://doi.org/10.1590/S0102-69092014000100003
SANTOS, Leonor. Diferenciação pedagógica: um desafio a enfrentar. Noesis, v. 79, p. 52-57, 2009. Disponível em: http://moodle.cfetvl.net/pluginfile.php/391/mod_resource/content/2/Diferenciacao%2020Pedagogica%2020Noesis%2C%20Leonor%20Santos.pdf. Acesso em: 19 mar. 2024.
SHULMAN, Lee S. Pedagogies. Liberal education, Chicago v91 n2 p18-25, 2005. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ697350 . Acesso em: 19 mar. 2024.
SILVA, Salete. Aprendizagem ativa. Revista Educação. v. 257, 2013. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2013/07/15/aprendizagem-ativa/. Acesso em: 19mar.2024
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.
TEODORO, António. Educação superior e inclusão, tendências e desafios no século XXI. Revista Temas em Educação, v. 22, n. 2, p. 225-238, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17785. Acesso em: 19 mar. 2024.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38645. Acesso em: 15 jan.2024
ZABALZA, Miguel Angel. Competencias docentes del profesorado universitário. Calidad y desarrollo profesional. Madrid: Narcea Ediciones, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.