Reflexões sobre experiências formativas de três licenciandas em Química no estágio supervisionado no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14843Palavras-chave:
Formação reflexiva, Licenciatura em Química, Docência em CiênciasResumo
A formação de professores de Química com base na reflexividade de práticas docentes, requer condições propícias à docência. O objetivo deste artigo é analisar práticas reflexivas de três licenciandas em Química, realizadas no estágio no ensino fundamental, referentes aos encontros presenciais da disciplina na universidade, às observações e regências na escola e à produção de diário de campo. Executou-se análise textual discursiva em um corpus constituído por relatos de experiências delas nesse estágio, derivadas de escritos em diário de campo e transcrições de rodas de conversa, tratados no IRaMuTeQ. Houve delimitação do estágio como percurso formativo reflexivo, que aproxima escola e universidade, contextos de investigação do trabalho do professor. As ações docentes realizadas por elas no estágio de regência se assemelham às práticas docentes promovidas pela professora supervisora, segundo análises referentes ao estágio de observação. O início do estágio curricular obrigatório delas foi considerado oportuno para investigação da docência do(a) professor(a) de Química.
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