Estratégias computacionais para visualização de biomoléculas com aplicações para o ensino e estímulo à pesquisa em biologia no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14854

Palavras-chave:

Biomoléculas, Bioinformática, Ensino de biologia

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar as potencialidades de integrar a utilização de ferramentas computacionais como estratégia metodológica para visualização de biomoléculas no ensino de biologia. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, além de ser uma Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI). Para a coleta de dados, foram aplicados dois questionários (antes e após a intervenção), contendo questões abertas e fechadas, para estudantes do terceiro ano do ensino médio, cursantes da disciplina de biologia. Os dados provenientes do processo investigativo foram analisados de acordo com os pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados do estudo versam a respeito das contribuições para a aprendizagem de biomoléculas, uma vez que o uso de recursos de informática pode ajudar os alunos a compreender conceitos complexos de biologia e associá-los ao seu cotidiano, ao passo que elucida limitações de necessidades estruturais da escola. O trabalho ainda frisa a finalidade maior do ensino de ciências, sendo essa a formação de cidadãos capazes de compreender e atuar no mundo de forma crítica e consciente.

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Biografia do Autor

Zaira Oliveira Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus Jequié/BA. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-0408-8000. E-mail: zairaoliveirabio@gmail.com

Bruno Silva Andrade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor Pleno (Medicina) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié/BA. Coordenador do Laboratório de Bioinformática e Química Computacional - LBQC/UESB. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8031-9454. E-mail: bandrade@uesb.edu.br

Rodrigo da Luz Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5711-1447. E-mail: rlsilva@uesc.br

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Santos, Z. O., Andrade, B. S., & Silva, R. da L. (2024). Estratégias computacionais para visualização de biomoléculas com aplicações para o ensino e estímulo à pesquisa em biologia no ensino médio. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e14854, 1-21. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14854