Análise do estágio de docência nos programas de pós-graduação como espaço de formação pedagógica do professor do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15112Palavras-chave:
Estágio de docência. magistério superior. formação pedagógicaResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a presença do estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) como espaço para a formação pedagógica do professor que irá atuar no magistério superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, na qual se buscou conhecer o estado do conhecimento sobre a referida temática. Sendo que foi possível identificar que a dimensão pedagógica do estágio de docência, no âmbito dos cursos de pós-graduação stricto sensu, é frágil, fato potencializado pela omissão da legislação educacional brasileira acerca da formação pedagógica para o magistério superior no país. Assim sendo, refletir sobre as exigências e estruturações do estágio se faz necessário, pois é a partir delas que o planejamento das ações e atividades podem ser elaboradas com vistas à efetivação de proposições normativas como a Lei de Diretrizes e Bases da educação Lei 939496 e Portaria da CAPES nº76 de 2010 para o processo de formação de professores para atuarem no magistério superior.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Isabel. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.
ALVEZ, Larissa Roberto; GIACOMINI, Verônica Modolo; HENRINQUES, Silvia Helena; CHAVES, Lucieli, Dias Pedreschi. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, mai. 2019. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2018-0366. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/39963/html. Acesso: 13 mai. 2022.
BRANDÃO, Maria Lourdes Peixoto; DIAS, Ana Maria Lorio. O estágio na formação de educadores da educação básica e superior: reescrevendo fatos, feitos e olhares curriculares. In: RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán. (org.). Formação, representações e saberes docentes: elementos para se pensar a profissionalização dos professores. São Paulo: Mercado das Letras, 2014.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Circular n° 28/99/PR/CAPES de 26 de fevereiro de 1999. Brasília, 1999.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria nº 52, de 26 de maio de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 ago. 2000. Seção 1, p. 30-31.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso: 15 de mai. 2022.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 29 nov. 1968. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 set 2020.
CHAMLIAN, Helena Coharik. Professores Inovadores da USP e a questão da formação do docente universitário. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 118, p. 41-64, mar. 2003.
CORRÊA, Guilherme Torres; RIBEIRO, Victoria Maria Brant. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n.2, p.319-334, abr/jun., 2013.
CUNHA, Maria Isabel. Aprendizagem da docência em espaços institucionais: é possível fazer avançar o campo da formação de professores?. Revista Avaliação (UNICAMP), v. 19, p. 789-802, 2014.
ENGUITA, Mariano. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teor. Educ., n.4, p.41-61,1991.
FERREIRA, Norma Sandra Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Revista Educação e Sociedade, v. 23, n.79 p. 257-272, ago. 2002.
GADELHA DE LIMA, José Ossian; LEITE, Luciana Rodriguês. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 256 p. 753-767, set/dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3986. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo3102408-o-est%C3%A1gio-de-doc%C3%AAncia-como-instrumento-formativo-do-p%C3%B3s-graduando-um-relato-de-experi%C3%AAncia. Acesso: 22 set. 2021.
GUIMARÃES, Maria Cruz Santos; COSTA, Elisangela André Silva. O estágio de docência no processo de construção da identidade profissional de pós-graduandos. Educação e Formação, Ceará, v. 7, n. 1 p. 1-20, jan/abr. 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.4853. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4853. Acesso em: 16 mai. 2022.
JOAQUIM, Nathália de Fátima; NASCIMENTO, João Paulo; VILLAS BOAS, Ana; SILVA, Fernanda Tavares. Estágio Docência: um Estudo no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Revista administração contemporânea, Curitiba, v.15, n.6, p. 1137 - 1151, nov/dez. 2011.
JOAQUIM, Nathália Fátima; VILAS BOAS, Ana Alice; CARRIERI, Alexandre Pádua. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 351-365, abr./jun. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/ php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000200005&lng=pt&nrm=isso Acesso em: 29 abr. 2022.
KREUZ, Kelly Karine; LEITE, Fabiane Andrade. Formação pedagógica no estágio de docência em curso de pós-graduação stricto sensu. Revista Valore, Rio de Janeiro, v. 6, p. 1120-1130, jul. 2021. Disponível em: <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/965>. Acesso em: 12 mai. 2022.
LEAL, Edvalda Araujo; FERREIRA, Layne Vitoria; FARIAS, Raíssa Silveira de. O Papel do Estágio Docência no Desenvolvimento de Competências Didático-Pedagógicas no Contexto da Pós-graduação em Contabilidade. Revista de educação e pesquisa em contabilidade, Florianópolis, v. 14, n. 2, abr/jun.2020. DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v14i2.2525. Disponível em: https: //www.repec.org.br/repec/article/view/2525#:~:text=Resultados%3A%20Verificou%2Dse%20que%20o,de%20compet%C3%AAncias%20requeridas%20na%20doc%C3%AAncia. Acesso em: 13 mai. 2022.
MOROSINI, Marília Costa.; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez.2014.
MARTINS, Maria Márcia Melo Castro. Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: uma perspectiva de formação pedagógica. Fortaleza, 2013, 135p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação- PPGE, Universidade Estadual do Ceará, 2013.
OLIVEIRA, Carolina Cruz Jorge; MACKEDANZ, Luiz Fernando. Estágio de docência da pós-graduação stricto sensu: uma perspectiva neurocientífica. Revista Humanidades, Montes Claros, v.3, n.03, dez. 2021. Disponível em: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/revistahumanitaris/article/view/480. Acesso em: 12 mai. 2023.
PATRUS, Roberto; LIMA, Monolita Correa. A formação de professores e de pesquisadores em administração. Revista Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 14 n. 34, mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p4. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/6982. Acesso em: 18 de mai. 2022.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2014.
RIBEIRO, Marinalva Lopes; CUNHA, Maria Isabel da Cunha. Trajetórias da docência universitária em um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.14, n.32, p.55-68, jan./mar. 2010
RIBEIRO, Gabriela Machado; ZANCHET, Beatriz Maria Boessio Atrib. Repercussões do Estágio de Docência orientada na formação de professores universitários. In: ANPED SUL, 10, 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: ANPED, 2014.
RODRIGUES, Rodrigo Sampaio; JERÔNIMO, Gustavo Henrique; ALMEIDA, Pryscilla Denise; VASQUEZ Viviana Motato; CERATI, Tania. O Estágio de Docência na formação dos pós-graduandos do Instituto de Botânica, SP, Brasil. Hoehnea, v. 45, n. 4, p. 591-601, São Paulo, out. 2017. DOI:10.1590/2236-8906-76/2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330451762 l. Acesso:05 mai. 2022.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação. Diálogo educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em:http://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2011/08/as-pesquisas denominadas-do-tipo-estado-da-arte-em-educac3a7c3a3o.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.
SACRAMENTO, Célia. Curso de Ciências Contábeis: possibilitando a atualização consistente dos programas dos cursos de Ciências Contábeis. CRC Bahia: Rev. Contábil., v.1, n.1, p.47-50, 2003.
SCHON, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1995, p.15-33.
SOARES, Maria Cleonice; MEDEIROS, Normândia de Farias Mesquita. Narrativa (auto)biográfica da experiência formativa na pós-graduação da uern. Holos, Rio Grande do Norte, v. 3, 186–197, jun. 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br › ojs › HOLOS › article › view. Acesso em: 20 mai. 2022. Acesso:18 dez. 2022.
SOUZA, Antonio Escandiel de; GARDIM, Larissa Beck; LAUXEN, Sirlei de Lourdes. A formação do professor para o ensino superior: apontamentos sobre o estágio docente. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 31, n. 64, p. e22, jun. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15295. Acesso: 18 mai. 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VIEIRA, Renata Almeida. Formação pós-graduada e docência no ensino superior: mapeamento das discussões sobre o estágio de docência na RBPG/CAPES. Contrapontos, Florianopolis, v. 13, n. 02, p. 94-101, ago. 2013. DOI: 10.14210/contrapontos.v13n2.p94-101. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/4462. Acesso em: 02 jun. 2022.
VIEIRA, Renata Alvarenga; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. Estágio de docência prescrito pela CAPES: tensões e desafios. Quaestio, Sorocaba, v.12, p.47-64, nov. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.