Supervised internship in Mathematics: mapping and reflections on teacher training in times of the covid-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10703

Keywords:

Remote Teaching, Teaching Internship, Digital Technologies, Licentiate degree in mathematics

Abstract

With the suspension of classes and face-to-face activities, alternative forms of internship in undergraduate courses have enabled the construction of knowledge through methodologies that go beyond the formal school environment. In this sense, the objective of this work was to carry out an analysis of the experiences lived by undergraduate students in supervised internships in mathematics teaching in Brazil during the covid-19 pandemic. As a methodology, bibliographic research was carried out on the publications of scientific articles and/or complete works published in scientific events, in 2021, on supervised internships during the pandemic. The research was carried out by searching the Google Scholar database repository, using the following descriptors: “internship”, “remote teaching” and “mathematics degree”. 9 articles were selected. The selection of articles was based on a previous analysis of the title and abstract, followed by a detailed analysis of the complete work. Based on the reports, it was noted that the Mathematics Degree interns were able, during Emergency Remote Teaching, to learn the teaching experience in different ways and experience the challenges of practice. And that the use of different Digital Information and Communication Technologies was crucial for carrying out the activities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laís Alves Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Ciências Biológicas e Mestra em Genética, Biodiversidade e Conservação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Kellen Cristina Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Gestão da Inovação no Setor Público, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Alessandra Bueno De Grandi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Sociologia Política pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, mídias e novas tecnologias.

References

ASSENCIO, J. G. S.; SILVA, A. C. da. Estágio docência: uma experiência inovadora com futuros professores de matemática. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 10, p. 98286-98307. 2021. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/37989/pdf. Acesso em: 18 out. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP 21/2001 de 8 de maio de 2001. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 dez. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf. Acesso em: 04 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5/2020 de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da covid-19. Brasília, DF. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 04 out. 2021.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

CATANANTE, F.; CAMPO, R. C.; LOIOLA, I. Aulas on-line durante a pandemia: condições de acesso asseguram a participação do aluno? Revista científica educ@ção. Dossiê: Educação em tempos de covid-19. v.4, n.8, p: 977-988. 2020. Disponível em: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/122. Acesso em: 21 out. 2021.

CORDEIRO-NETO, F. A. O ensino de geografia na escola. Fundamental e Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) –Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, Guarabira, 2014.

CORREIA, V. C. P.; ROCHA, E. A.; SUZART, L. A.; MAGALHÃES, F. P.; LEAL, D. C.; GONÇALVES, L. G.; SANTOS, N. B.; SILVA, A. J. N. Formação docente e o Estágio Curricular Supervisionado: desafios e possibilidades em tempos de pandemia. Conjecturas, v. 21, n. 3, p. 280–304. 2021. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/125. Acesso em: 21 out. 2021.

CORTE, A. C. D.; LEMKE, C. K. O Estágio Supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Paraná. Anais do EDUCERE-XII Congresso Nacional de Educação, 2015, p. 31002-31010.

CORTELAZZO, I. B. C. Redes de Comunicação e Educação: Mudanças no Paradigma. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, pp. 1-9, 2003. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2003_Redes_Comunicacao_Educacao_Iolanda_Cortelazzo.pdf. Acesso em: 16 out. 2021.

COQUEIRO, N. P. S.; SOUSA, E. C. A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da covid 19 Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic covid 19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 66061-66075, 2021.

CYRINO, M.C.C.T.; PASSERINI, G.A. Reflexões sobre o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina. In: CAINELLI, M.; FIORELI, I. (Org.). O estágio na licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. 1ed. Londrina: UEL/Prodocencia/Midiograf, 2009, p. 125-144.

DIAS, A. C.; RANIERI, D. L. O ENSINO REMOTO: e as principais dificuldades encontradas nessa modalidade de ensino. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, v.1, n.1., p. 1-3, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/download/36/4. Acesso em: 21 out. 2021.

FARIA, R. W. S. C.; PASSOS, C. M.; ROSSINOL, A. M.; BATISTA, L. G. Estágio curricular supervisionado de Matemática no contexto da pandemia da covid-19. Pesquisa e Ensino, v.2, p. 1-27. 2021.

GALVÃO, M. C. B. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. Fundamentos de epidemiologia. 2ed. A, v. 398, p. 1-377, 2010.

MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.

MAXIMO, M. A utilização das tecnologias na formação inicial de professores de matemática. Espacios, v. 39, n. 46, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a18v39n46/a18v39n46p14.pdf. Acesso em: 26 out. 2021.

MILANESI, I. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Educar em revista, n. 46, p. 209-227, 2012.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M; FARIAS, I. M. S; SALES, J. A. M. Abordagens quantitativas e qualitativas na pesquisa em educação: velhas e novas mediações e compreensões. In: FARIAS, I. M. S; NUNES, J. B. C; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. (Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza, v. I, 2010, p. 53-66.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa? Petrópolis: vozes, 2007.

OLIVEIRA, R. R. A.; CARNEIRO, R. F. Estágio supervisionado e ensino remoto: experiências de formação de professores em tempos de pandemia na UFJF. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, p. 1-22, abr./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8532. Acesso em: 17 out. 2021.

PASSERINI, G. A. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) –Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2007.

PEDRO, E. V.; MOTA, M. L. V.; MENDES, M. C. F.; MOURA, A. A. de. Estágio supervisionado do curso de Matemática a Distância e o Ensino Remoto: Um relato de experiência. In: GONÇALVES, M. C. S.; JESUS, B. G. (Org.). Educação contemporânea Matemática. Belo Horizonte: Poisson, 2021. p. 38-47. Disponível em: https://poisson.com.br/livros/Educa_Contemporanea/volume16/Educacao_Contemporanea_vol16.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, pp.5-24. 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542/7012. Acesso em: 17 out. 2021.

POERSCH, K. G.; FUCHS, M. J.; PADOIN, E. O estágio de docência em matemática em tempos de pandemia: relatos e reflexões. Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2021. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/062.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.

SANTOS-JÚNIOR, S. R. Alves dos; ALMEIDA-JÚNIOR, R. A. C.; SILVA, S. M.; OLIVEIRA, R. S.; Andrade, J. N. O engajamento discente durante a pandemia por covid-19 frente ao ensino remoto e ao uso do GoogleClassroom. Research, Society and Development, v.10, n.11, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/19451/17340/237914. Acesso em: 18 out. 2021.

SBEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Subsídios para a discussão de propostas para os cursos de Licenciatura em Matemática: uma contribuição da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Brasília, DF, 2003.

SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 99, p. 205-221, 2018.

SILVA, L. C.; SILVA, B.; SILVA, C.; RIBEIRO, N. S. A residência pedagógica e a formação de professores de matemática no contexto do ensino remoto. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, v.1, n.1, p. 1-3, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/48. Acesso em: 18 out. 2021.

SOUZA, B. S.; SILVA, R. S. Um relato reflexivo sobre engajamento estudantil e os desafios da prática durante o ensino remoto em 2020. In: LEIVAS, J. C. P.; BASSO, M. V. A.; SILVA, R. S.; SAMÁ, S. (Org.). Pandemia e Educação Matemática: relatos e reflexões sobre práticas nas aulas de Matemática durante o Ensino Remoto [edição eletrônica] Porto Alegre: Mundo Acadêmico, 2021, p. 32-48. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/223266/001127974.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 out. 2021.

SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, G. F. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia covid-19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v.13, n. 32, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso em: 21 out. 2021.

SOUZA, L. S.; SANTOS, R. M. B. Vivências do estágio supervisionado remoto em matemática. Ensino em perspectivas. v. 3, n. 3, p 1-11. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6235. Acesso em: 21 out. 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

VILELA, R. B.; RIBEIRO, A.; BATISTA, N. A. Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: Uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde. Millenium, v. 2, n.11, p. 29-36, 2020.

Published

2022-07-10

How to Cite

Silva, L. A., Souza, K. C., & De Grandi, A. B. (2022). Supervised internship in Mathematics: mapping and reflections on teacher training in times of the covid-19 pandemic. Revista De Iniciação à Docência, 7(1), 153-169. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10703