A sequência didática através das metodologias ativas para o ensino de biologia e suas contribuições na formação docente de bolsistas do Pibid

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10910

Palavras-chave:

Sequência didática, Metodologias ativas, Planejamento, Biologia, Pibid

Resumo

As Sequências Didáticas (SD) são válidas para o ofício docente, e com as Metodologias Ativas (MA) tornam-se ferramentas úteis para o processo de ensino e aprendizagem. Assim, analisou-se a estruturação desses mecanismos por um relato de experiência de bolsistas Pibid de Biologia/Química, a qual uma SD com MA foi empregada na educação básica. Nesse viés, encontros e ações didáticas foram propostas refletindo pressupostos teóricos e metodológicos da literatura, mobilizando os conhecimentos prévios, objetivos educacionais, a pesquisa, contextualização e outros assuntos capazes de serem adaptados ao contexto social. Sendo vultoso, a inclusão da SD para propor mudanças e encorajar profissionais da área educacional a refazer seus planejamentos e construir saberes pedagógicos desde a formação inicial.

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Biografia do Autor

Thávyla Ellen Duarte Correia, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - (2022). Participou como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o subprojeto PIBID/Multidisciplinar - Biologia e Química (2018/2019) financiado pela CAPES. Portanto, tem experiência em Biologia geral na categoria do Ensino de Ciências e Biologia em escolas públicas e municipais atuando nas séries do fundamental II ao ensino médio. Foi monitora do componente curricular Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da mesma universidade (2020.1/2020.2) e presentemente, dedica-se a linha de pesquisa: Educação Biológica pela Pesquisa, na qual, se volta a estudar por meio do questionamento-reconstrutivo, estratégias para melhorar e contribuir com a formação inicial e continuada de professores em Ciências Biológicas, enquanto estratégia didático-pedagógica com vistas à formação de indivíduos críticos e reflexivos.

 

Larissa Kênia Silva Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada na Licenciatura plena de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2022), Atualmente sou pesquisadora educacional da área de metodologia e didática do ensino de Ciências.

Lívia Rodriguês da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba, cursa atualmente o 10ª período do curso. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, Edital 2018 a 2020. Trabalha com foco em Biologia e Conservação e Educação.

Wesley Henrique Medeiros dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciando em ciências biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2018/2010 e fundamenta suas pesquisas nos ramos da biologia geral, educação, inclusão e interdisciplinariedade. Possui experiências básicas nas áreas da biologia e ensino, principalmente, tendo prestado monitoria no componente curricular de didática entre 2021 e 2022. Dedica-se ao ensino, pesquisa e extensão. Atualmente cursa o 9º período da licenciatura, e trabalha com o projeto de Extensão Ensinando Além da Visão (EaV) que vincula a UEPB ao Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste (IEACN) no intuito de formar alunos cegos e com baixa visão acerca de temáticas ligadas à biologia e educação ambiental, bem como para formar professores numa contribuição extensionista à inclusão educacional.

Monaliza Silva Amorim Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Mestra em Ensino de Biologia PROFBIO/UFPB (2018-2020), possui graduação (licenciada e bacharel) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2006) e especialização em EJA e Economia Solidária, pela UFCG (2013). Atualmente é professora efetiva do Estado à níveis fundamental e médio. Já atuou em coordenação pedagógica e tem experiência na área da educação desde o ano de 2005, em níveis fundamental, médio e educação de jovens e adultos.

Karla Patrícia de Oliveira Luna, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), mestrado em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ (2010). Atualmente é professor efetivo da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba - Campus I). Ministra aulas da disciplina Biofísica na graduação. Possui orientações em Iniciação Científica nesta área, contemplando temas de Toxinologia (venenos animais). Faz parte do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM) da UEPB. Ministra na referida pós graduação aulas das disciplinas Biotecnologia e Práticas de Laboratório para o Ensino de Ciências/Biologia, realizando orientações em ambas as áreas. Participa como membro externo do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPB, Campus João Pessoa, orientando dissertações em Toxinologia, Produtos Naturais e Biotecnologia. Atualmente coordena o LabVenom - Laboratório de Venômica - da Universidade Estadual da Paraíba, onde orienta trabalhos de TCC e mestrado com toxinas animais, produtos naturais e biosensores.

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Publicado

2022-07-10

Como Citar

Correia, T. E. D., Oliveira, L. K. S., Silva, L. R. da, Santos, W. H. M. dos, Barbosa, M. S. A., & Luna, K. P. de O. (2022). A sequência didática através das metodologias ativas para o ensino de biologia e suas contribuições na formação docente de bolsistas do Pibid. Revista De Iniciação à Docência, 7(1), 94-114. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10910