A sequência didática através das metodologias ativas para o ensino de biologia e suas contribuições na formação docente de bolsistas do Pibid
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10910Palabras clave:
Sequência didática, Metodologias ativas, Planejamento, Biologia, PibidResumen
As Sequências Didáticas (SD) são válidas para o ofício docente, e com as Metodologias Ativas (MA) tornam-se ferramentas úteis para o processo de ensino e aprendizagem. Assim, analisou-se a estruturação desses mecanismos por um relato de experiência de bolsistas Pibid de Biologia/Química, a qual uma SD com MA foi empregada na educação básica. Nesse viés, encontros e ações didáticas foram propostas refletindo pressupostos teóricos e metodológicos da literatura, mobilizando os conhecimentos prévios, objetivos educacionais, a pesquisa, contextualização e outros assuntos capazes de serem adaptados ao contexto social. Sendo vultoso, a inclusão da SD para propor mudanças e encorajar profissionais da área educacional a refazer seus planejamentos e construir saberes pedagógicos desde a formação inicial.
Descargas
Citas
ALVES, R. J. L. Os Jogos nas aulas de Biologia contribuem para o processo de aprendizagem dos estudantes?. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade De Brasília, Brasília, 2019. 95 f.
BARBOSA, D. M.; ROCHA, T. R. da. Jogos didáticos em um curso de formação inicial docente em química: Aspectos teórico-práticos para a abordagem de conteúdos de físico-química. Química nova escola, São Paulo, v.44, n. 1, p. 45-56, fev. 2022.
BARBOSA, W. de S. A interdisciplinaridade no ensino de Ciências: Uma investigação sobre a percepção dos professores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Planaltina, 2016. 21 f.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular: BNCC. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27 de janeiro de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Publicado em 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/19122019-portaria-259-regulamento-pdf. Acesso em: 27 de janeiro de 2022.
CARRARA, K. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
CHAVES, J. M. F. Atividades Experimentais demonstrativas no ensino de Física: Panorama a partir de eventos da área. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2014. 17 f.
COSTA, J. P. dos S. Ensino de Ciências e Biologia: Uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos didáticos. Trabalho de Conclusão de Curso - (Graduação licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. 55f.
CORREIA, T. E. D.; SANTOS, W. H. M.; BARBOSA, M. S. A.; LUNA, K. P. O. Das concepções às práticas: metodologias ativas e suas contribuições para o ensino de biologia. In: Congresso Nacional de Educação, 6., 2019, Fortaleza. Anais [VI CONEDU]. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível: TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID376_08082019161348.pdf (editorarealize.com.br).
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados - Coleção educação contemporânea, 2015.
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D. de.; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de Biologia e Contextualização do Conteúdo: Quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências. v.13, n.1, p. 259-272, Ago. 2018.
FAVARETTO, J. A. Biologia unidade e diversidade, 1ª, 2ª e 3ª séries. 2. ed. São Paulo: FTD, 2018.
FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av. [online]. v.15, n.42. 2001.
FRENCH, S. Ciência: Conceitos-chave em Filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para a construção e validação de sequências didáticas em um curso de formação continuada de professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 8., 2011, Campinas. Anais [VIII ENPEC]. São Paulo: ABRAPEC, 2011. Disponível: Microsoft Word - R0875-2.DOC (usp.br).
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
KOBASHIGAWA, A. H.; CASTRO, B. A. de C. A.; MATOS, K. F. de O.; CAMELO, M. H.; FALCONI, S. Estação ciência: formação de educadores para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Seminário Nacional ABC na Educação Científica. 4., 2008. São Paulo, Anais [IV Seminário Nacional ABC]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: Microsoft Word - p620 (usp.br).
LAGO, W. L. A. do.; ARAÚJO, J. M.; SILVA, L. B. Interdisciplinaridade e ensino de Ciências: Perspectivas e aspirações atuais do ensino. Saberes, Natal, v. 1, n. 11, p. 52-63, Fev. 2015.
LIMA, D. F. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de física moderna no ensino médio. Rev. Triang, Uberaba, v.11, n.1, p.151-162, Jan./Abr. 2018.
LISBOA, M. L. da S. A Utilização de jogos didáticos na formação inicial dos professores de Química: Um estudo acerca dos saberes profissionais docentes. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural do Pernambuco, Recife, 2016. 159 f.
MACHADO, M. S.; RICARDO, J.; SUGAI, J. K.; FIGUEIREDO, M. S. R. B.; ANTÔNIO, R.V.; HEIDRICH, D. N. Bioquímica através da animação. Revista Eletrônica de Extensão - (Extensio UFSC), Florianópolis, v.1, n.1, p. 1-10, Jan. 2004.
OLIVEIRA, J. R. S. de. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: Reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, Canoas, v.12, n.1, p. 139- 153, Jan./Jun.2010.
REZENDE, L. P.; GOMES, S. C. S. Uso de Modelos Didáticos no Ensino de Genética: estratégias metodológicas para o aprendizado. Revista de Educação, Ciências e Matemática. Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 107-124, Mai./Ago. 2018.
ROSA, A. B. da. Aula diferenciada e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que os professores de Biologia têm a dizer sobre isso? Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. 43 f.
SANTO, P. J.de O. Análise do uso de jogos didáticos de biologia no ensino médio: Desvelando sua eficácia na aprendizagem dos alunos. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014. 148 f.
SANTANA, I. C. H.; FEITOSA, E. M. A. Implicações da aula expositiva no processo de apropriação do conhecimento: concepções de professores de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais [X ENPEC], São Paulo: ABRAPEC, 2015. Disponível em: ANAIS: X ENPEC (abrapecnet.org.br).
SANTOS, W. H. M. dos.; CORREIA, T. E. D.; BARBOSA, M. S. A.; LUNA, K. P. de O. A importância do Programa de iniciação à docência (Pibid) na integração dos saberes docentes: Um relato de experiência. In: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 6., 2019, Fortaleza. Anais [VI CONEDU], Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (Pibid) NA INTEGRAÇÃO DOS SABERES DOCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Plataforma Espaço Digital (editorarealize.com.br).
SILVA, R. B. da.; PIRES, L. L. de A. Metodologias Ativas de aprendizagem: Construção do conhecimento. In: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 7., 2020, Edição Online. Anais [VII CONEDU], Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68868>.
SOARES, J. A. S. Aplicação de recursos alternativos em aulas experimentais de Química no ensino médio para a educação do campo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Planaltina, 2015. 45f.
VELSALQUE, V. N.; MONTEIRO, L. B. R.; BARBOSA, R. C. M.; ARAÚJO, M. M. F. de.; JUNIOR, M. J. S.; STEIN, Cléver Reis Stein. Demonstração experimental das condições de equilíbrio estático de corpos rígidos: Uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.5, p.52872-52884, Mai. 2021.
ZABALA, A. A prática educativa: Como ensinar. 1.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.