Jogos e atividades lúdicas na prática de iniciação à docência em Química: um estudo no subprojeto química sede do PIBID/UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7158Keywords:
Games; Ludic; Chemistry Teaching.Abstract
This article aimed to carry out a survey of the games used by the fellows of the Chemistry subproject (headquarters of PIBID / UFRPE), as an aid tool in the teaching-learning process. To this end, the project activity reports from March 2014 to February 2018 were analyzed through content analysis. It was observed that the games could be used from different strategies, however, with an emphasis on reviewing the concepts covered. The materials used varied, from low-cost materials to the use of online games.
Downloads
Download data is not yet available.
References
BARBOSA, M. S.; PIO, J. L. S. Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: uma revisão sistemática da literatura. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 3, 2018, Campina Grande/PB. Anais eletrônicos... Campina Grande/PB: Realize, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M. S. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, Edição Especial, n. 4, 2014, p. 235-260.
CUNHA, M. B. Jogos no ensino de Química: considerações teóricas para sua
utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n.
2, 2012, p. 92-98.
JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: Higher education edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2014.
KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo/SP: Pioneira, 1998.
______. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo/SP: Cortez, 2002.
______. O jogo e a educação infantil. São Paulo/SP: Pioneira, 2003.
LARA, I. C. M. Jogando com a matemática. São Paulo/SP: Rêspel, 2005.
NUNES, V. W. N.; COUTO, R. R. Uso do aplicativo plickers dentro da proposta de Metodologia ativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2017, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Foz do Iguaçu: ABED, 2017.
Disponível em:< http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/243.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2019.
OLIVEIRA, D. A.; GHEDIN, E.; SOUZA, J. M. O jogo de perguntas e respostas como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento do raciocínio lógico enquanto processo de ensino aprendizagem de conteúdos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Águas de Lindóia/SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia/SP: ABRAPEC, 2013.
Disponível em:< http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1434-1.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2019.
RAMOS, F. C. O livro e os recursos didáticos no ensino de Matemática. 2006.
Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) - Centro
Universitário Franciscano de Santa Maria. Santa Maria/RS, 2006.
RANGEL, E. O. Avaliar para melhor usar – avaliação e seleção de materiais e livros
didáticos. In: BRASIL. MEC. Salto para o Futuro.TV Escola: Materiais didáticos:
escolha e uso. Boletim 14, agosto 2005.
Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/151007MateriaisDidaticos.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2019.
SANTOS, M. C. A importância da produção de material didático na prática docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 2014, Vitória. Anais eletrônicos... Vitória/ES: AGB, 2014.
SILVA, A. R. M. R. et al. PIBID Reflexões Teóricas e Vivências Formativas. Recife/PE: EDUFRPE, 2017.
SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004. 203f. Tese (Doutorado em Ciências: Química)- Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP, 2004.
SOARES, M. H. F. B. et al. Jogos em ensino de química: Avaliação da produção científica a partir dos trabalhos publicados nos encontros nacionais de ensino de química (período 1996 a 2008). In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2010, Brasília/DF. Anais Eletrônicos... Brasília/DF: SBQ, 2010.
SOARES, M. H. F. B et al. (Orgs.). Didatização lúdica no ensino de química/ciências: teorias de aprendizagem e outras interfaces. São Paulo/SP: Livraria da Física, 2018.
SOUZA, E. O.; MACHADO, V. M. Sequência didática no processo de formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 11, n. 2, 2018, p. 77-84. Disponível em:< http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/176> . Acesso em: 13 fev 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M. S. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, Edição Especial, n. 4, 2014, p. 235-260.
CUNHA, M. B. Jogos no ensino de Química: considerações teóricas para sua
utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n.
2, 2012, p. 92-98.
JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: Higher education edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2014.
KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo/SP: Pioneira, 1998.
______. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo/SP: Cortez, 2002.
______. O jogo e a educação infantil. São Paulo/SP: Pioneira, 2003.
LARA, I. C. M. Jogando com a matemática. São Paulo/SP: Rêspel, 2005.
NUNES, V. W. N.; COUTO, R. R. Uso do aplicativo plickers dentro da proposta de Metodologia ativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2017, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Foz do Iguaçu: ABED, 2017.
Disponível em:< http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/243.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2019.
OLIVEIRA, D. A.; GHEDIN, E.; SOUZA, J. M. O jogo de perguntas e respostas como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento do raciocínio lógico enquanto processo de ensino aprendizagem de conteúdos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Águas de Lindóia/SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia/SP: ABRAPEC, 2013.
Disponível em:< http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1434-1.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2019.
RAMOS, F. C. O livro e os recursos didáticos no ensino de Matemática. 2006.
Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) - Centro
Universitário Franciscano de Santa Maria. Santa Maria/RS, 2006.
RANGEL, E. O. Avaliar para melhor usar – avaliação e seleção de materiais e livros
didáticos. In: BRASIL. MEC. Salto para o Futuro.TV Escola: Materiais didáticos:
escolha e uso. Boletim 14, agosto 2005.
Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/151007MateriaisDidaticos.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2019.
SANTOS, M. C. A importância da produção de material didático na prática docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 2014, Vitória. Anais eletrônicos... Vitória/ES: AGB, 2014.
SILVA, A. R. M. R. et al. PIBID Reflexões Teóricas e Vivências Formativas. Recife/PE: EDUFRPE, 2017.
SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004. 203f. Tese (Doutorado em Ciências: Química)- Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP, 2004.
SOARES, M. H. F. B. et al. Jogos em ensino de química: Avaliação da produção científica a partir dos trabalhos publicados nos encontros nacionais de ensino de química (período 1996 a 2008). In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2010, Brasília/DF. Anais Eletrônicos... Brasília/DF: SBQ, 2010.
SOARES, M. H. F. B et al. (Orgs.). Didatização lúdica no ensino de química/ciências: teorias de aprendizagem e outras interfaces. São Paulo/SP: Livraria da Física, 2018.
SOUZA, E. O.; MACHADO, V. M. Sequência didática no processo de formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 11, n. 2, 2018, p. 77-84. Disponível em:< http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/176> . Acesso em: 13 fev 2019.
Downloads
Published
2020-08-02
How to Cite
Carneiro, A. G., & Teixeira, M. do R. F. (2020). Jogos e atividades lúdicas na prática de iniciação à docência em Química: um estudo no subprojeto química sede do PIBID/UFRPE. Revista De Iniciação à Docência, 5(2), 20-36. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7158
Issue
Section
Artigos