Jogos e atividades lúdicas na prática de iniciação à docência em Química: um estudo no subprojeto química sede do PIBID/UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7158Palabras clave:
Jogos; Lúdico; Química; PIBID.Resumen
Este artigo teve como objetivo realizar um levantamento dos jogos utilizados pelos bolsistas do subprojeto de Química (sede do PIBID/UFRPE), como ferramenta de auxílio nos processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, foram analisados os relatórios de atividades do projeto no período de março de 2014 a fevereiro de 2018, através dos aportes da análise de conteúdo. Observou-se que os jogos puderam ser utilizados a partir de estratégias variadas, porém, com ênfase na revisão dos conceitos abordados. Os materiais utilizados variaram, desde os materiais de baixo custo até o uso de jogos online.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
BARBOSA, M. S.; PIO, J. L. S. Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: uma revisão sistemática da literatura. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 3, 2018, Campina Grande/PB. Anais eletrônicos... Campina Grande/PB: Realize, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M. S. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, Edição Especial, n. 4, 2014, p. 235-260.
CUNHA, M. B. Jogos no ensino de Química: considerações teóricas para sua
utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n.
2, 2012, p. 92-98.
JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: Higher education edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2014.
KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo/SP: Pioneira, 1998.
______. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo/SP: Cortez, 2002.
______. O jogo e a educação infantil. São Paulo/SP: Pioneira, 2003.
LARA, I. C. M. Jogando com a matemática. São Paulo/SP: Rêspel, 2005.
NUNES, V. W. N.; COUTO, R. R. Uso do aplicativo plickers dentro da proposta de Metodologia ativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2017, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Foz do Iguaçu: ABED, 2017.
Disponível em:< http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/243.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2019.
OLIVEIRA, D. A.; GHEDIN, E.; SOUZA, J. M. O jogo de perguntas e respostas como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento do raciocínio lógico enquanto processo de ensino aprendizagem de conteúdos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Águas de Lindóia/SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia/SP: ABRAPEC, 2013.
Disponível em:< http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1434-1.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2019.
RAMOS, F. C. O livro e os recursos didáticos no ensino de Matemática. 2006.
Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) - Centro
Universitário Franciscano de Santa Maria. Santa Maria/RS, 2006.
RANGEL, E. O. Avaliar para melhor usar – avaliação e seleção de materiais e livros
didáticos. In: BRASIL. MEC. Salto para o Futuro.TV Escola: Materiais didáticos:
escolha e uso. Boletim 14, agosto 2005.
Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/151007MateriaisDidaticos.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2019.
SANTOS, M. C. A importância da produção de material didático na prática docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 2014, Vitória. Anais eletrônicos... Vitória/ES: AGB, 2014.
SILVA, A. R. M. R. et al. PIBID Reflexões Teóricas e Vivências Formativas. Recife/PE: EDUFRPE, 2017.
SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004. 203f. Tese (Doutorado em Ciências: Química)- Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP, 2004.
SOARES, M. H. F. B. et al. Jogos em ensino de química: Avaliação da produção científica a partir dos trabalhos publicados nos encontros nacionais de ensino de química (período 1996 a 2008). In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2010, Brasília/DF. Anais Eletrônicos... Brasília/DF: SBQ, 2010.
SOARES, M. H. F. B et al. (Orgs.). Didatização lúdica no ensino de química/ciências: teorias de aprendizagem e outras interfaces. São Paulo/SP: Livraria da Física, 2018.
SOUZA, E. O.; MACHADO, V. M. Sequência didática no processo de formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 11, n. 2, 2018, p. 77-84. Disponível em:< http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/176> . Acesso em: 13 fev 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M. S. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, Edição Especial, n. 4, 2014, p. 235-260.
CUNHA, M. B. Jogos no ensino de Química: considerações teóricas para sua
utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n.
2, 2012, p. 92-98.
JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: Higher education edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2014.
KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo/SP: Pioneira, 1998.
______. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo/SP: Cortez, 2002.
______. O jogo e a educação infantil. São Paulo/SP: Pioneira, 2003.
LARA, I. C. M. Jogando com a matemática. São Paulo/SP: Rêspel, 2005.
NUNES, V. W. N.; COUTO, R. R. Uso do aplicativo plickers dentro da proposta de Metodologia ativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2017, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Foz do Iguaçu: ABED, 2017.
Disponível em:< http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/243.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2019.
OLIVEIRA, D. A.; GHEDIN, E.; SOUZA, J. M. O jogo de perguntas e respostas como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento do raciocínio lógico enquanto processo de ensino aprendizagem de conteúdos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Águas de Lindóia/SP. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia/SP: ABRAPEC, 2013.
Disponível em:< http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1434-1.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2019.
RAMOS, F. C. O livro e os recursos didáticos no ensino de Matemática. 2006.
Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) - Centro
Universitário Franciscano de Santa Maria. Santa Maria/RS, 2006.
RANGEL, E. O. Avaliar para melhor usar – avaliação e seleção de materiais e livros
didáticos. In: BRASIL. MEC. Salto para o Futuro.TV Escola: Materiais didáticos:
escolha e uso. Boletim 14, agosto 2005.
Disponível em: <http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/151007MateriaisDidaticos.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2019.
SANTOS, M. C. A importância da produção de material didático na prática docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 2014, Vitória. Anais eletrônicos... Vitória/ES: AGB, 2014.
SILVA, A. R. M. R. et al. PIBID Reflexões Teóricas e Vivências Formativas. Recife/PE: EDUFRPE, 2017.
SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004. 203f. Tese (Doutorado em Ciências: Química)- Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP, 2004.
SOARES, M. H. F. B. et al. Jogos em ensino de química: Avaliação da produção científica a partir dos trabalhos publicados nos encontros nacionais de ensino de química (período 1996 a 2008). In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2010, Brasília/DF. Anais Eletrônicos... Brasília/DF: SBQ, 2010.
SOARES, M. H. F. B et al. (Orgs.). Didatização lúdica no ensino de química/ciências: teorias de aprendizagem e outras interfaces. São Paulo/SP: Livraria da Física, 2018.
SOUZA, E. O.; MACHADO, V. M. Sequência didática no processo de formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 11, n. 2, 2018, p. 77-84. Disponível em:< http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/176> . Acesso em: 13 fev 2019.
Descargas
Publicado
2020-08-02
Cómo citar
Carneiro, A. G., & Teixeira, M. do R. F. (2020). Jogos e atividades lúdicas na prática de iniciação à docência em Química: um estudo no subprojeto química sede do PIBID/UFRPE. Revista De Iniciação à Docência, 5(2), 20-36. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7158
Número
Sección
Artigos