O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino

Autores

  • Maria Teresinha Verle Kaefer IFFar- campus São Borja
  • Taniamara Vizzotto Chaves

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9409

Palavras-chave:

Paulo Freire, Formação Inicial e Continuada, Resistência

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) situado na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir de dois espaços formativos de professores. O primeiro, um espaço institucionalizado/formal desenvolvido nos Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFFar, campus São Borja. O segundo, um espaço de educação não formal, desenvolvido a partir de um projeto de extensão aberto à comunidade regional num cenário de educação popular denominado “Café com Paulo Freire”. Os espaços formativos aqui mencionados, têm se constituído e se caracterizado como importantes ferramentas no sentido de buscar a formação identitária dos Cursos de Formação de Professores no IFFar campus São Borja, a medida em que se compreende que os princípios que constituem a Educação Profissional e Tecnológica e organizam a educação preconizada nos Institutos Federais, aproximam-se com as proposições teóricas e filosóficas presentes em Freire. Ademais, estes espaços se constituem na atualidade como locais de resistência e formação no sentido de fortalecer a busca por políticas emancipatórias e progressistas.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Kaefer, M. T. V., & Chaves, T. V. (2021). O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 397-414. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9409

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente