O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9409Palabras clave:
Paulo Freire, Formação Inicial e Continuada, ResistênciaResumen
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) situado na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir de dois espaços formativos de professores. O primeiro, um espaço institucionalizado/formal desenvolvido nos Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFFar, campus São Borja. O segundo, um espaço de educação não formal, desenvolvido a partir de um projeto de extensão aberto à comunidade regional num cenário de educação popular denominado “Café com Paulo Freire”. Os espaços formativos aqui mencionados, têm se constituído e se caracterizado como importantes ferramentas no sentido de buscar a formação identitária dos Cursos de Formação de Professores no IFFar campus São Borja, a medida em que se compreende que os princípios que constituem a Educação Profissional e Tecnológica e organizam a educação preconizada nos Institutos Federais, aproximam-se com as proposições teóricas e filosóficas presentes em Freire. Ademais, estes espaços se constituem na atualidade como locais de resistência e formação no sentido de fortalecer a busca por políticas emancipatórias e progressistas.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, 29. dez. 2008, Disponível em : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 24. 08.2021
FREIRE, Ana Maria. Notas explicativas. IN: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança, um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 6.ed. São Paulo. Paz e Terra, 1992, p.206.
FREIRE, Paulo. Educação e mudanças. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 24. ed. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001 (Coleção Questões da Nossa Época, v.23)
FREIRE, Paulo. À Sombra desta Mangueira. São Paulo: Editora Olho D’Água, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Curiosidade Epistemológica. In: STRECK, R. Danilo; REDIN, Euclides; ZITOKSKI, J.J.(orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.p.118.
FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS. O Trabalho como Princípio Educativo no Projeto de
Educação Integral dos Trabalhadores. In: COSTA, Hélio da; CONCEIÇÃO, Martinho (org). Educação Integral e Sistema de Reconhecimento e Certificação Educacional e Profissional. São Paulo: Secretaria Nacional de Formação – CUT, 2005.
GHON, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. In: Congresso Internacional de Pedagogia Social. Mar. 2006. Anais do 1 Congresso Internacional de Pedagogia Social. Mar. 2006, Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034. Acesso em: 08 dez. de 2021
GOMES, Marineide Pereira; SILVA, Yanatasha Fernandes Ferreira da; SILVA, André Gustavo Ferreira da. Educação não-formal: diálogos com a educação popular em Freire – o caso do grupo de leigos católicos igreja nova. S/D. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/xmlui/bitstream/handle/7891/4305/FPF_PTPF_01_0953.pdf?sequence= 1 & isAllowed=y. Acesso em: 25 ago. de 2021
KRONBAUER, Luiz Gilberto. Consciência (intransitiva, transitiva ingênua e transitiva crítica). In: STRECK, R. Danilo; REDIN, Euclides; ZITOKSKI, J.J.(orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.97.
LINARES, Alexandre; BEZERRA, Eudes Baima. Obscurantismo contra a liberdade de ensinar. In: FERNANDO, Cassio (org.) Educação contra a Barbárie. São Paulo: Boitempo. 2019.
ROSSATO, Ricardo. Práxis. In: STRECK, R. Danilo; REDIN, Euclides; ZITOKSKI, J.J.(orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.331 .
SAUL, Ana Maria. SAUL, Alexandre. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 19-35, jul./set. 2016.
SOUZA, Marcele. Legado de Paulo Freire defendido por uns e odiado por outros. Galileu: Revista Digital, 2.mai. 2017, Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2017/05/legado-de-paulo-freire-e-defendido-por-uns-e-odiado-por-outros.html. Acesso em: 25 ago.2021
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.