Avisos

  • Chamada de artigos para compor o Dossiê: Políticas Públicas e Formação Docente

    2024-10-14

    Dossiê Temático: Políticas Públicas e Formação Docente

    Editores:

    Daisi Teresinha Chapani (UESB) 

    Beatriz Salemme Corrêa Cortela (UNESP)

    Pedro Fonseca de Vasconcelos (UESB)

    Cronograma:

    Submissão: de 03/02/2025 a  31/03/2025

    Previsão de publicação: agosto de 2025.

    Objetivo e escopo:

    O dossiê tem como objetivo fomentar reflexões teóricas, discutir experiências e apresentar resultados de pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento sobre as políticas públicas e suas relações com a formação docente em diferentes contextos educacionais.

    Serão aceitos trabalhos que explorem, entre outras possibilidades, os seguintes aspectos:

    • Análise crítica de políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada de professores e professoras
    • Relações entre formação docente e políticas educacionais
    • Políticas de equidade e inclusão e suas implicações na formação do professorado
    • Políticas de valorização do magistério e sua relação com a formação e o desenvolvimento profissional docente.
    • Experiências inovadoras de formação docente associadas a políticas públicas.
    • Estudos comparativos sobre políticas de formação docente em diferentes contextos
    • Experiências relacionadas ao ensino de políticas públicas e disciplinas afins em cursos de formação docente.

    As submissõs devem ser realizadas a partir de 03/02/2025, conforme as diretrizes da revista (https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions) . Em caso de dúvidas, envie um email com o assunto "dossiê" para rid.editoria@gmail.com

    • Dossier Temático: Políticas Públicas y Formación Docente
      Editores:
      Daisi Teresinha Chapani (UESB)
      Beatriz Salemme Corrêa Cortela (UNESP)
      Pedro Fonseca de Vasconcelos (UESB)
      Presentación: del 03/02/2025 al 31/03/2025
      Previsión de publicación: agosto de 2025.
      Objetivo y alcance:
      El dossier tiene como objetivo incentivar reflexiones teóricas, discutir experiencias y presentar resultados de investigaciones que contribuyan al avance del conocimiento sobre las políticas públicas y sus relaciones con la formación docente en diferentes contextos educativos.
      Se aceptarán trabajos que exploren, entre otras posibilidades, los siguientes aspectos:
    • Análisis crítico de las políticas públicas dirigidas a la formación inicial y continua del professorado
    • Relaciones entre la formación docente y las políticas educativas
    • Políticas de equidad e inclusión y sus implicaciones para la formación docente
    • Políticas de valoración de la docencia y su relación con la formación docente y el desarrollo profesional.
    • Experiencias innovadoras de formación docente asociadas a políticas públicas.
    • Estudios comparados sobre políticas de formación docente en diferentes contextos.
    • Experiencias relacionadas con la enseñanza de políticas públicas y disciplinas afines en cursos de formación docente
    Leer más acerca de Chamada de artigos para compor o Dossiê: Políticas Públicas e Formação Docente
  • Publicado o dossiê "Estágio Supervisionado nas LIcenciaturas"

    2024-05-28

    Connheça o dossiê "Estágio Supervisionado nas LIcenciaturas", um amplo panorama sobre o assunto, tratando dessa importante instãncia da formação docente, em diversos contextos do Brasil e da Europa. Saiba mais em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/issue/view/594.

    Siga-nos em nossas redes sociais:
    Leer más acerca de Publicado o dossiê "Estágio Supervisionado nas LIcenciaturas"
  • Cadastro de pareceristas

    2024-04-29

    A Revista de Iniciação à Docência está ampliando seu quadro de pareceristas. Se você tem doutorado (concluído ou em andamento) em educação ou áreas correlatas, cadastre-se no sistema da Revista e venha colaborar conosco. 

    Saiba como em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/cadastroparecerista

    A atuação é voluntária.

    Leer más acerca de Cadastro de pareceristas
  • Abertura de submissões de artigos para compor o volume referente ao ano de 2024

    2024-02-06

    Informamos que estão abertas as submissões de artigos para compor o volume referente a ano de 2024.

    A publicação dos artigos ocorre de forma contínua tão logo se concluam os processos de avaliação, revisão e editoração. 

    Divulgue os resultados de pesquisas, relatos de experiência ou discussão teórica a respeito da formação e da inserção profissional de docentes em nossa revista. Lembramos que a RID não cobra taxas para publicação e para leitura dos artigos.

    Leer más acerca de Abertura de submissões de artigos para compor o volume referente ao ano de 2024
  • Novo formato para submissão de artigos na RID

    2023-11-27

    Informamos que as especificações para elaboração de artigos a serem submitidos à RID sofreram modificações e que o novo modelo já se encontra disponível:  https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions

    Portanto, a partir de dezembro de 2023 só serão encaminhados para a avaliação os artigos que estiverem de acordo com as novas especificações, 

    Leer más acerca de Novo formato para submissão de artigos na RID
  • Submissões de artigos para dossiê e para fluxo contínuo

    2023-10-03

    Informamos que estão encerradas as submissões para o dossiê: "Estágio supervisionado nas licenciaturas: que espaço é esse?" Agradecemos a todas as pessoas que apresentaram seus manuscritos. Agora daremos inicio ao processo de avaliação dos artigos submetidos. O dossiê será publicado no próximo número da Revista.

    Informamos também que continuam abertas as submissões em modo de fluxo contínuo. Nesse caso, a publicação  ocorrerá tão logo se concluam os processos de avaliação, revisão e editoração do artigo.

    Divulgue os resultados de pesquisas, relatos de experiência ou discussão teórica a respeito da formação e da inserção profissional de docentes na Revista de Iniciação à Docência. 

    Lembramos que não são cobradas taxas para publicação e para leitura dos artigos publicados em nossa Revista.

     

    Leer más acerca de Submissões de artigos para dossiê e para fluxo contínuo
  • Cadastro de pareceristas

    2023-09-12

    A Revista de Iniciação à Docência está ampliando seu quadro de pareceristas. Se você tem doutorado (concluído ou em andamento) em educação ou áreas correlatas, cadastre-se no sistema da Revista e venha colaborar conosco. 

    Saiba como em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/cadastroparecerista

    A atuação é voluntária.

    Leer más acerca de Cadastro de pareceristas
  • Publicado Dossiê "Formar docentes em uma cultura de paz, sustentabilidade, solidariedade e justiça social."

    2023-06-28

    Temos a satisfação de trazer a público os artigos que compõem o dossiê temático: "Formar docentes em uma cultura de paz, sustentabilidade, solidariedade e justiça social", que foi organizado pelos docentes: Dr. José Beltrán Llavador (Universidade de Valência),  Dra. Maria Alcantud Diaz (Universidade de Valência) e Dra. Silvana Nascimento Silva (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). O dossiê é composto por 11 artigos, escritos por diversos pesquisadores do Brasil e da Espanha, que discutem o tema sob variadas perspectivas. 

    Acesse o conteúdo em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/issue/view/540

    Leer más acerca de Publicado Dossiê "Formar docentes em uma cultura de paz, sustentabilidade, solidariedade e justiça social."
  • Dossiê: “Estágio supervisionado nas licenciaturas: que espaço é esse?”

    2023-05-24

    É com prazer que informamos abrimos submissões para o dossiê temático: “Estágio supervisionado nas licenciaturas: que espaço é esse?"

    Organizadoras: Profa. Dra. Edvonete Souza de Alencar (UFGD) e Profa. Dra. Etienne Lautenschlager (UFRN).

    Resumo: Serão selecionados artigos com reflexões teóricas, relatos de experiências ou resultados de pesquisa que discutam as especificidades, a importância, os entraves e as limitações do estágio curricular supervisionado e/ou indiquem possibilidades, apresentem inovações ou discutam o futuro desse espaço formativo em cursos de licenciatura de qualquer tipo ou modalidade.

    Idioma: serão aceitos manuscritos em português e espanhol

    Calendário:

    Submissão de artigos: 01/06/2023 a 30/09/2023.

    Publicação prevista:  maio de 2024.

    Observações:

    Os manuscritos devem seguir as normas de submissão da RID, conforme constam na página da revista: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions

    No momento da submissão, indicar na área 'Comentários para o Editor': Artigo para o Dossiê Estágio Supervisionado

    Esperamos contar com a colaboração de todos para realizarmos as avaliações dos manuscritos submetidos. Por isso, os autores poderão vir a ser chamados para atuarem também como pareceristas.

    Leer más acerca de Dossiê: “Estágio supervisionado nas licenciaturas: que espaço é esse?”
  • A RID atualiza suas diretrizes éticas para incluir um tópico relcionado ao uso de IA na produção de manuscritos

    2023-05-02

    Está se tornando cada vez mais comum a produção de textos por meio de inteligência artificial (IA), o que tem causado muitos questionamentos com implicações para a divulgação do conhecimento científico: alguém que apresente como seu um texto feito por IA estaria cometendo plágio? As informações que a IA utiliza são todas de domínio público ou ferem direitos autorais? Um bot de IA pode ser legalmente responsabilizado pelo texto que produziu?

    Tendo em vista essas e outras implicações do uso de IA na produção de artigos científicos, o Conselho Editorial da Revista de Iniciação à Docência decidiu atualizar suas diretrizes éticas para contemplar essa questão.

    Para tanto, seguiu as recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics) que, entre outros aspectos, indica que os bots de IA não devem ser permitidos como autores.

    Por outro lado, não podemos deixar de reconhecer a enorme importância que as novas tecnologias têm para a produção do conhecimento científico. No entanto, é necessário transparência e rigor no uso dessas ferramentas, assim como de qualquer outra.

    Dessa forma, o Conselho Editorial definiu que:

    • A RID não aceita bots de inteligência artificial como coautores de artigos.
    • Os manuscritos apresentados à RID podem ser submetidos a ferramentas para detectar o uso de aplicativos de inteligência artificial. Textos produzidos total ou parcialmente desta forma terão a mesma consideração de plágio.
    • O uso de softwares na busca, seleção, classificação ou resumo de materiais; na organização e análise de dados ou em qualquer outra etapa da produção do conhecimento científico, quando ocorrer, deve ser claramente explicitado no texto.

    Conheça as Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação da RID: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/diretrizeseticas

    Leer más acerca de A RID atualiza suas diretrizes éticas para incluir um tópico relcionado ao uso de IA na produção de manuscritos
  • A RID aderiu ao sistema de publicação continuada

    2023-04-06

    Temos o prazer de informar que a RID deixa de ter periodicidade semestral e passa a adotar o sistema de publicação continuada. Isso significa que a publicação dos artigos ocorrerá tão logo se concluam os processos de avaliação, revisão e editoração. Dessa forma, pretendemos dar ainda mais agilidade ao processo editorial, de forma que os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores sejam divulgados mais rapidamente.

    Assim, convidamos a todos para conhecer o editorial e os primeiros artigos publicados no volume 1 de 2023.

    Leer más acerca de A RID aderiu ao sistema de publicação continuada
  • Abertura de submissões

    2023-01-27

    A Revista de Iniciação à Docência (RID) comunica que está aberta à submissão de artigos. As submissões podem ocorrer a qualquer tempo. Os manuscritos submetidos passam por processo de avaliação por pares e, se aceitos, são publicados na edição subsequente. 

    Com periodicidade semestral, a RID publica ensaios teóricos, resultados de pesquisas e relatos de experiência a respeito da formação, desenvolvimento profissional e inserção profissional de docentes em qualquer nível e modalidade de ensino.

    A publicação é exclusivamente on-line e seu acesso é livre e gratuito.

    Os textos devem ser submetidos pelo site da própria Revista, no qual é possível conferir as diretrizes para autores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: rid.editoria@gmail.com.

    Leer más acerca de Abertura de submissões
  • Chamada de artigos

    2022-09-28

    É com prazer que informamos abrimos submissões para o dossiê temático: "Formar docentes em uma cultura de paz, sustentabilidade, solidariedade e justiça social."

    Organizadores: professor José Beltrán Llavador (Universidade de Valência), professora Maria Alcantud Diaz (Diretora da Cátedra de Cooperação e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Valência) e professora Silvana Nascimento Silva (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

    Resumo: Serão selecionados artigos com reflexões teóricas, relatos de experiências e resultados de pesquisa, que tratem da formação, do desenvolvimento profissional e da inserção profissional docentes, em contextos de disputas, tensões e avanços no que se refere ao papel da educação na construção de cidadania global, em prol de uma sociedade mais justa e solidária.

    Idioma: serão aceitos manuscritos em português e espanhol

    Calendário:

    Submissão de artigos: de 01 de outubro a 10 de dezembro de 2022.

    Publicação prevista: julho de 2023 em anexo ao primeiro número da revista em 2023.

    Observações:

    Os manuscritos devem seguir as normas de submissão da RID, conforme constam na página da revista: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions

    No momento da submissão, indicar na área 'Comentários para o Editor': Artigo para o Dossiê Cultura de Paz.

    Esperamos contar com a colaboração de todos para realizarmos as avaliações dos manuscritos submetidos. Por isso, os autores poderão vir a ser chamados para atuarem também como pareceristas.

     

    Tenemos el agrado de informarles que hemos abierto postulaciones para el dossier temático con las siguientes características:

    Título: Formar docentes en una cultura de paz, sostenibilidad, solidaridad y justicia social.

    Organizadores: Profesor José Beltrán Llavador (Universidad de Valencia), Profesora Maria Alcantud Diaz (Directora de la Cátedra de Cooperación y Desarrollo Sostenible de la Universidad de Valencia) y Profesora Silvana Nascimento Silva (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahía).

    Resumen: Se seleccionarán artículos con reflexiones teóricas, relatos de experiencia y resultados de investigación, que traten sobre la formación, el desarrollo profesional y la inserción profesional de los docentes, en contextos de disputas, tensiones y avances en torno al papel de la educación en la construcción de una ciudadanía global a favor de una sociedad más justa y solidaria.

    Fechas:

    Envío de artículos: del 1 de octubre al 10 de diciembre de 2022.

    Publicación prevista: julio de 2023 adjunto al primer número de la revista en 2023.

    Comentarios:

    Los manuscritos deben seguir las reglas de envío del RID, como se muestra en la página de la revista: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions

    En el momento del envío, indique en el área 'Comentarios al Editor': Artículo para el Dossier de Cultura de Paz.

    Esperamos contar con la colaboración de todos para realizar las evaluaciones de los manuscritos presentados. Por lo tanto, los autores pueden ser llamados a actuar también como árbitros.

    Leer más acerca de Chamada de artigos
  • A RID lança suas Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação

    2022-03-16

    Já está disponível, na página da Revista, o documento: "Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação" (DEBPP), que estabelece o compromisso da RID com seus leitores, autores, revisores, membros da comissão editorial e equipe técnica. O documento também define diretrizes éticas para os envolvidos no processo de publicação.

    Acesse e conheça as DEBPP da RID: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/diretrizeseticas

    Leer más acerca de A RID lança suas Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação
  • Revista de Iniciação à Docência abre submissão de trabalhos

    2022-03-02

    A Revista de Iniciação à Docência (RID) está com inscrições abertas para submissão de artigos científicos que farão parte da próxima publicação. Com periodicidade semestral, a Revista publica trabalhos desenvolvidos em torno das discussões relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas.

    A RID divulga ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas, auxiliando a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.

    Com acesso livre e gratuito, a Revista é um periódico exclusivamente on-line, funciona em fluxo contínuo, portanto não tem uma data limite de submissão. Os textos devem ser submetidos pelo site da própria Revista, no qual é possível conferir as diretrizes para autores e critérios de publicação.

    Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da Revista pelo e-mail rid.editoria@gmail.com

    Leer más acerca de Revista de Iniciação à Docência abre submissão de trabalhos
  • RID-UESB: 5 anos de existência

    2021-07-04

    Há exatos cinco anos, a Revista de Iniciação à Docência (RID-UESB) publicava seu primeiro número. Naquela ocasião, os textos apresentados eram quase todos de pesquisadores da UESB e a maioria apresentava resultados de pesquisas e relatos de experiências relacionados ao Pibid.
    Nesses cinco anos, a RID-UESB expandiu seu raio de influência, ampliou seu escopo, agregou interessados, consolidando-se como importante instrumento de divulgação de conhecimentos e de práticas relacionados à formação docente e, em especial, aos processos de inserção dos licenciandos em seu ambiente de trabalho.
    Queremos agradecer ao Prof. Dr. Paulo Marcelo Marini Teixeira, editor da RID-UESB no período de 2016-2020, a todos os membros do Conselho Editorial, aos autores, aos avaliadores, aos estagiários e, principalmente, a você, leitor, nossa razão de existir.

    Gratidão.

    Leer más acerca de RID-UESB: 5 anos de existência