O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10761Palabras clave:
Literatura, Estágio, Contos de fadas, Narrativas, ReleituraResumen
Este trabalho é resultante de um projeto didático desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Português III, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que objetiva despertar, em alunos do sexto ano da modalidade regular de uma escola estadual de Igarassu-PE, além do interesse e curiosidade pela leitura do texto literário, um senso criativo para construção de releituras das histórias atemporais dos contos de fadas. O projeto atende a uma regência de 20 horas-aula e foi realizado em sequência ao período de observação da escola e da turma, realizado no mesmo tempo de duração. Sendo assim, para o seu planejamento, foram analisadas questões do cotidiano e cultura escolar, das relações em sala de aula e da prática pedagógica da professora supervisora do estágio. Portanto, a partir das provocações geradas pela leitura/escuta dos contos de fadas e do tensionamento dos elementos que compõem a sua materialidade multissemiótica, foram conduzidos momentos de pesquisa, reconto e produção de releituras, nos quais foi possível aprofundar (e mesmo introduzir) os alunos no universo mágico dessas histórias bem como recriá-las ludicamente através de modos alternativos de imaginar e conceber seus personagens.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, E. B. C. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, C. M.; MENDONÇA, M. (org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-21.
BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. In: BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Trad. de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. p. 17-45.
BASTOS, G. M. A importância dos contos de fadas na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Nacional de Brasília, Brasília, 2015.
BELINTANE, V. A tradição oral na sala de aula. Carta Capital [S.l: s.n.], 2007.
BORBA, P. Ensino de leitura: por que precisamos falar sobre multimodalidade? E-Docente, 2021. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/leitura/ensino-de-leitura-e-multimodalidade/. Acesso em: 21 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. 5 ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004. p. 169-191.
“CANTE lá, que eu canto cá”. Gole, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2871/2645. Acesso em: 21 mar. 2022.
CARVALHO, L. Q. A leitura na escola: as contribuições de Mikhail Bakhtin para a formação do leitor responsivo. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 5, pág. 171 – 182, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/15674. Acesso em: 21 mar. 2022.
CEREJA, W. Oralidade e gêneros orais na BNCC e na escola. Par Plataforma Educacional, 2019. Disponível em: https://www.somospar.com.br/oralidade-e-generos-orais-na-bncc-e-na-escola-por-william-cereja/. Acesso em: 21 mar. 2022.
COUTO, M. O beijo da palavrinha. Rio de Janeiro: Língua geral, 2006. Coleção Mama África.
DIONISIO, A. P. (org.). Multimodalidades e leitura. Recife: Pipa Comunicação, 2014.
NÓBREGA, M. J. Contos e recontos, leituras e releituras, escrita e reescrita. Redes Moderna, 2021. Disponível em: https://redes.moderna.com.br/2021/05/31/contos-e-recontos/. Acesso em: 21 mar. 2022.
PORFIRIO, S.; SOUZA, F. E. B.; CIPRIANO, L. C. Textos multimodais: a nova tendência na comunicação. Observatório da Imprensa, 2015. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/textos-multimodais-a- nova-tendencia-na-comunicacao/. Acesso em: 21 mar. de 2022.
SECCO, C. L. T. O beijo da palavrinha, de Mia Couto: uma “estória de perigo”. Revista Cátedra Digital, s.d. Disponível em: https://revista.catedra.puc-rio.br/index.php/o-beijo-da-palavrinha-de-mia-couto-uma-estor ia-de-perigo/. Acesso em: 21 mar. 2022.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.25, p.5-17, 2004. Disponível em: em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002. Acesso em: 21 mar. 2022.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica [1970]. 4. ed., 3ª reimp. São Paulo: Perspectiva, 2017.
WEISZ, I. C. Os contos de fadas no Ensino Fundamental: uma proposta piagetiana. Revista Educação Pública, v. 21, nº 11, 30 de março de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/11/os-contos-de-fadas-no-ensino-fundam ental-uma-proposta-piagetiana. Acesso em: 21 mar. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.