Educação para a Cultura de Paz e Formação de Professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11675

Palabras clave:

Educação, Cultura de Paz, Formação de Professores

Resumen

O presente artigo objetiva compreender algumas das bases epistemológicas para o incremento de uma educação para a cultura de paz e as possibilidades de uma formação docente humanista que aponte para essa rota. A metodologia adotada neste trabalho é de natureza qualitativa, de base fenomenológica, fundada no método interpretativo. É ainda, uma investigação da ordem descritiva e de revisão bibliográfica, em que tomamos Morin (2000, 20003) e Pecotche (2014, 2015, 2017, 2018, 2019) como marcos referenciais primários. A educação humanista voltada para a temática da cultura de paz, ainda precisa ser compreendida, divulgada e praticada. Constatamos que para atingir esse desiderato, é preciso revisitar os alicerces da formação docente, razão pela qual elencamos oito pontos necessários à práxis. O artigo visa promover uma reflexão sobre o compromisso ético de se desvincular individualmente das práticas sociais da contracultura de paz, o que nos leva a repensar os modelos educacionais atualmente utilizados na formação de professores.

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Biografía del autor/a

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

 Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal), linha de investigação Formação de Professores, Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE (2008), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ RJ (1999), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ (1998). Pesquisadora nas áreas de Educação/Ensino Humanista, Ética na educação/ensino (espaços escolares e não escolares), Filosofia da Educação, Formação ética profissional de professores, Relações Humanas e comportamento na Educação, Avaliação Ética e Humanista, Didática e Humanismo, Gestão Emocional no Ensino e na Aprendizagem (afetividade, etc.), Pedagogias humanistas. Professora da Pós-Graduação, no programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN);  Professora na graduação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotada no Departamento de Educação; - Membro do Grupo de Pesquisas e Planejamento de Ensino (GEPPE).

Karen Ingred Nogueira Magalhães , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/CAPF ; Pós graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/CAPF (2021) . Membro do Grupo de Pesquisa "Ética na Escola" (PPGE/UERN). Investiga sobre Educação, ética e Pedagogia. Pedagogia Logosófica.

José Mário de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando em Ensino no Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Especialista em Geopolítica e História pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP, 2015). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, 2020). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2013). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino Aprendizagem (GEPPE/UERN).

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Publicado

2023-06-26

Cómo citar

Macedo, S. M. F., Nogueira Magalhães , K. I., & Souza, J. M. de. (2023). Educação para a Cultura de Paz e Formação de Professores. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11675, 1-19. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11675

Número

Sección

Dossiê: Cultura de paz