Análise da conversa e critérios de textualidade: contribuições de estudos do discurso para pesquisas em sala de aula

Autores/as

  • Marcelo Concário

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7157

Palabras clave:

Análise da Conversa; Ensino; Pesquisa; Sala de Aula; Textualidade.

Resumen

Este artigo foi motivado por discussões do autor com cinco alunos de doutorado, nas aulas ministradas em uma disciplina intitulada Language Matters in Science Education, em um programa de pós-graduação de Educação para Ciências no interior do estado de São Paulo. Nos debates sobre análise da conversa e critérios de textualidade, verificou-se que os doutorandos não tinham familiaridade com a temática. Posteriormente, após pesquisa em banco de dados da CAPES, comprovou-se a escassez de produção relacionando tais temas a ensino (de Ciências). Apresenta-se, aqui, uma síntese teórico-metodológica de fundamentos de estudos de discurso centrados em conversação e textualidade, destacando como auxiliam no planejamento e na execução de pesquisas em sala de aula para promover reflexão crítica na formação de professores. Com a inclusão de excertos de dados coletados pelo autor em pesquisas anteriores, são exemplificadas aplicações desses fundamentos. Assim, espera-se que a disseminação de conceitos e procedimentos relacionados a análise da conversa e critérios de textualidade possa contribuir para a formação inicial e continuada de professores, na medida em que respaldam pesquisa interpretativa sobre eventos em sala de aula.

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Publicado

2020-08-02

Cómo citar

Concário, M. (2020). Análise da conversa e critérios de textualidade: contribuições de estudos do discurso para pesquisas em sala de aula. Revista De Iniciação à Docência, 5(2), 6-19. https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7157