Abordagem do tema terrorismo em sala de aula por meio de uma sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7163Palabras clave:
Sequência Didática; Terrorista; Violência; Xenofobia.Resumen
Este trabalho tem como proposta a apresentação e análise do projeto "As nuances do Terrorismo e suas Interdisciplinaridades", desenvolvido por meio de uma sequência didática e suas atividades vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Interdisciplinar – Linha de Ação: Letramento do Ensino Médio, associado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Vitória da Conquista/BA. O relato aqui apresentado é pertinente às atividades realizadas no 2º semestre, dentro no ano letivo de 2017, envolvendo 28 alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira. A sequência didática foi construída com auxílio de notícias, vídeos e interpretações de texto, com a metodologia qualitativa, mostrando a ampliação do conhecimento dos discentes acerca do tema terrorismo e propondo medidas de reconhecimento e combate aos estereótipos inerentes ao assunto.
Descargas
Citas
ALCÂNTARA, P. D. Terrorismo: uma abordagem conceitual. 2012.
Disponível em: <http://www.humanas.ufpr.br/portal/nepri/files/2012/04/Terrorismo_Uma-abordagem-conceitual.pdf> Acesso em 30 jan. 2019.
BLUME, B. A. O que é terrorismo? Politize! 2016. Disponível em: <https://www.politize.com.br/terrorismo-o-que-e/>. Acesso em: 14 jan. 2019.
BOURDIEU, P. Meditations pascaliennes. Paris: Seuil, 1997.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre/RS: Editora da UFRGS, 2009. 120 p.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo/SP: Atlas, 2008.
GUPTA, D. K. Who Are the Terrorists? Nova Iorque: Chelsea House, 2006.
MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Terrorismo. Uol, 2017.
Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/terrorismo/> Acesso em: 29 nov. 2018.
NORTE, D. B. Massacre de Orlando foi terrorismo ou homofobia? Os dois. Revista Veja. 2016. Disponível: < http://veja.abril.com.br/mundo/massacre-de-orlando-foi-terrorismo-ou-homofobia-os-dois/> Acesso: 30 nov. 2018.
ONU. Resolução 49/60: Declaração sobre Medidas para Eliminar o Terrorismo Internacional. Disponível em: <http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/49/60>. Acesso em: 25 nov. 2018.
VIANA, N. L.; GOMES, L. L.; SILVA, M. O.; FERREIRA, V. B. A. V. Preconceito social e étnico-racial na escola: uma experiência do PIBID interdisciplinar. In: PIRES et al. (Orgs.). Tecendo as teias da docência. Vitória da Conquista/BA: Edições UESB, v. 1, 2017. p. 115-120.
VILELA, P. C. M. Terrorismo: Uma Análise Histórico-Sociológica do Fenômeno E Crítica As Táticas Antiterror. 2014.
Disponível: http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/direito/graduacao/tcc/tcc2/trabalhos2014_1/pedro_vilela.pdf. Acesso: 04 jan. 2019.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre/RS: ArtMed, 1998.