Refletindo sobre características identitárias de docentes universitários, seus saberes e o lócus de seu trabalho

Autores/as

  • Matheus Gibbin Zanzini
  • Jéssica dos Reis Belíssimo
  • Beatriz S. C. Cortela

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8315

Palabras clave:

Função Social; Universidade; Docência; Ensino Superior.

Resumen

O artigo traz reflexões teóricas acerca de características identitárias de docentes universitários, seus saberes e o lócus de seu trabalho. Mais especificamente, tratamos de reflexões sobre aspectos relativos às universidades públicas e sobre os profissionais que atuam com a formação inicial de professores. Para tanto, são apresentados quatro modelos de universidade predominantes no mundo, que determinam as suas funções sociais; são apontadas características das identidades profissionais docentes no ensino superior, sendo essas decorrentes do modo de organização das instituições, de teorias da aprendizagem e de teorias sobre formação de professores. Os estudos e reflexões realizadas apontam que as características identitárias, em relação às universidades, se expressam no tripé pesquisa, ensino e extensão, acrescido de aspectos de gestão. Quanto aos aspectos identitários dos docentes, identificamos que são fortemente marcados pela individualidade e o predomínio da identidade profissional de pesquisador em detrimento da de professor.

 

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Publicado

2021-03-28

Cómo citar

Zanzini, M. G. ., Belíssimo, J. dos R. ., & Cortela, B. S. C. (2021). Refletindo sobre características identitárias de docentes universitários, seus saberes e o lócus de seu trabalho . Revista De Iniciação à Docência, 5(3), 62 - 74. https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8315