Refletindo sobre características identitárias de docentes universitários, seus saberes e o lócus de seu trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8315Palavras-chave:
Função Social; Universidade; Docência; Ensino Superior.Resumo
O artigo traz reflexões teóricas acerca de características identitárias de docentes universitários, seus saberes e o lócus de seu trabalho. Mais especificamente, tratamos de reflexões sobre aspectos relativos às universidades públicas e sobre os profissionais que atuam com a formação inicial de professores. Para tanto, são apresentados quatro modelos de universidade predominantes no mundo, que determinam as suas funções sociais; são apontadas características das identidades profissionais docentes no ensino superior, sendo essas decorrentes do modo de organização das instituições, de teorias da aprendizagem e de teorias sobre formação de professores. Os estudos e reflexões realizadas apontam que as características identitárias, em relação às universidades, se expressam no tripé pesquisa, ensino e extensão, acrescido de aspectos de gestão. Quanto aos aspectos identitários dos docentes, identificamos que são fortemente marcados pela individualidade e o predomínio da identidade profissional de pesquisador em detrimento da de professor.
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