Influências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8901

Palabras clave:

Qualidade em Educação, PIBID, Educação Básica, Formação de Professores

Resumen

Delinear caminhos para assegurar o direito à qualidade na educação implica, necessariamente, pensar desde sua configuração conceitual até sua perspectiva pragmática, ou seja, a qualidade enquanto prática social concreta. Nessa direção, e tendo em vista a pluralidade de sentidos que se confere à qualidade no âmbito educacional, este artigo apresenta um dos olhares possíveis para a compreensão desse tema tão necessário quanto complexo. Tendo como pano de fundo o pressuposto de que a qualificação da formação docente é condição fundamental para a elevação do desempenho escolar, e como referencial teórico os estudos que consubstanciam o conceito de professor-reflexivo, são descritas e analisadas as influências do programa PIBID na concepção e na efetividade da qualidade em educação, a partir do estudo dos documentos oficiais sobre o programa e de relatos de bolsistas de um subprojeto de Pedagogia. Como uma das principais inferências, a pesquisa revela a existência de um conceito de qualidade evidenciado no desenvolvimento diário dos alunos, na incorporação de um conjunto de aptidões que transcendem os indicadores de avaliações externas e na transformação das práticas dos professores e futuros professores.

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Biografía del autor/a

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga e Mestra em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), e Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Educação Básica (anos iniciais do Ensino Fundamental) na Escola SESI de Araraquara. É integrante dos grupos de pesquisa: Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA), da FE/UNICAMP; Letramento do Professor, do IEL/UNICAMP; e Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC) da FCLAr/UNESP.

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Amorim Tamaio de Souza, N. C. (2021). Influências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educação. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 106-118. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8901