Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8934

Palabras clave:

Prova Brasil, Avaliação, Parfor, Conhecimento, Docente

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o desempenho de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Pedagogia, que já atuam como professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um simulado da Prova Brasil na área de Matemática. Para esse estudo, foram envolvidos setenta e cinco acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, que faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), de uma Universidade Pública Estadual na cidade de Macapá - AP. As ideias discutidas versam sobre a referida avaliação e, sobretudo, acerca do desenvolvimento dos docentes, na realização do simulados da Prova Brasil de Matemática. Metodologicamente a pesquisa foi um estudo de caso de cunho quantitativo, com análise de dados descritivos. As informações foram obtidas por meio das respostas apresentadas em um simulado de Matemática da Prova Brasil, que consiste em questões de múltipla escolha. Os resultados da investigação apontaram que os participantes da pesquisa podem não ter o aprofundamento matemático necessário para a resolução de problemas relacionados aos eixos e descritores abordados na Prova Brasil, a qual se aplica aos aprendizes do 5º ano do Ensino Fundamental. Nas considerações finais, sugere-se que a formação continuada pode ser uma via para ampliação conceitual e metodológicas nos temas de Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações e Tratamento da Informação, que são abordados na referida avaliação.

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Biografía del autor/a

Claudionor de Oliveira Pastana, Universidade do Estado do Amapá - UEAP

Doutor em Ensino (2017 - 2020); Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (2015 - 2017); Pós - Graduação Lato Sensu em Novas Linguagens e Novas Abordagens da Matemática (2012); Pós - Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior (2006); Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amapá (2006). Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual vale do Acaraú (2008). Funcionário Público, pertencente ao quadro do Governo do Estado do Amapá, na função de Professor de Matemática, enquadrado na Secretária de Estado da Educação. Professor de Matemática e Estatística na Universidade do Estado do Amapá - UEAP .

 

Erisnaldo Francisco Reis, Universidade do Vale do Taquarí - UNIVATES

Doutorando em Ensino de Ciências Exatas pelo PPGECE-UNIVATES-RS; Mestre em Ensino de Ciências Exatas pelo PPGECE-UNIVATES-RS, Pesquisador de metodologias e tecnologias para o ensino de Ciências, Graduado em Ciências Biológicas. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Pós-graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduado em Biotecnologia, com atualização em Educação Inclusiva SEE-MG/PUCMinas. Fez tutoria no curso de graduação EAD-FINOM, foi professor 1-A em graduação de Ciências Biológicas- Fundação Antônio Carlos-Unipac/Almenara-MG, presta tutoria em cursos de graduação EAD na área de Ciências Biológicas e Matemática do Gupo Educacional Faveni, com experiência em vice-direção e direção de escola da rede estadual de MG. Atua como professor da educação básica - Secretaria de Estado de Educação. Área de atuação Tecnologias Metodologias para o ensino de ciências e matemática; formação de professores. orcid.org/0000-0002-7269-2355

 

Edilene de Freitas Gonçalves, Universidade do Estado do Amapá - UEAP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem. atuou como monitora dos projetos locais intituladas "Tenda educativa de jogos: brincar e aprender com a luz" e "semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Realizou Docência em sala de aula pelo programa Residência Pedagógica. atuou como Bolsista no programa PIBID e foi representante de turma pelo curso de pedagogia.

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Pastana, C. de O., Reis, E. F., & Gonçalves, E. de F. . (2021). Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 248-266. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8934