Ensinar por meio da Pedagogia por Projetos: reflexões acerca da prática de uma professora iniciante
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9100Palabras clave:
pedagogia por projetos, trabalho docente, professor reflexivoResumen
O artigo apresenta a análise de uma professora iniciante de carreira sobre a própria prática ao adequar suas ações pedagógicas à perspectiva da concepção de ensino pela Pedagogia por Projetos de Josette Jolibert no decorrer de uma investigação qualitativa na modalidade Pesquisa-ação. Discorre tanto sobre diálogos e estudos ocorridos junto aos pares de um Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização quanto reflexões individuais sobre conceitos advindos de uma concepção interacionista do ensino e da aprendizagem aplicada à própria prática docente em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2018. Mediante embasamento dos referenciais teóricos de Micotti, Schön, Tardif, Ortiz, Jolibert, para atingir o objetivo proposto, a professora pesquisadora levantou seus registros das ações com as crianças em aulas, o que resultou em uma modalidade de ensino interativa em construção, porém, com ação-reflexão-ação entre prática e teoria.
Descargas
Citas
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.
BRASIL, Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 abr. 2020.
Limeira (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria Pedagógica. Resolução SME nº 11/2016, de 29 de dezembro de 2016. Dispõe dobre o Currículo da Rede Municipal de Educação de Limeira. Limeira: SME, 2016.
FEIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
JOLIBERT, Josette et al. Formando Crianças Leitoras. Porto Alegre: Artmed, 1994a. Tradução: Bruno Charles Magne.
JOLIBERT, Josette et al. Formando Crianças Produtoras de Texto. Porto Alegre: Artmed, 1994b. Tradução: Walkiria M. F. Settineri e Bruno Charles Magne.
JOLIBERT, Josette et al. Além dos Muros da Escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artmed, 2006. Tradução: Ana Maria Neto Machado.
JOLIBERT, Josette et al. Transformando a formação docente: uma proposta didática em pesquisa-ação. Porto Alegre: Artmed, 2007. Tradução: Valério Campos.
JOLIBERT, Josette; SRAÏKI, Christine. Caminhos para aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2008. Tradução: Ângela Xavier de Brito.
LIMA, Maria Socorro Lima; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da pedagogia de Paulo Freire no ensino superior. Educar em Revista, Curitiba, v. 32, n. 61, p. 71-88, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/mFvDbRfC5LVsH8fzyj9CcHc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2020.
MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira (org.). Alfabetização: a produção de saberes. Rio Claro: UNESP - Instituto de Biociências, 2003.
MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira (org.). Leitura e Escrita: como aprender com êxito por meio da pedagogia por projetos. São Paulo: Contexto, 2009.
MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. Alfabetização: propostas e práticas pedagógicas. São Paulo: Contexto, 2017.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NOVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v.47, n. 166, p. 1106-1133, São Paulo, out./dez. 2017. Disponível em: https: //www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 fev. 2020.
ORTIZ, Heloísa Martins e. O professor reflexivo: (re) construindo o "ser" professor. In. IV Congresso de Educação do Movimento Humanidade Nova - Educação a fraternidade: um caminho possível? Vargem Grande Paulista, Movimento Humanidade Nova - Sala Temática: O professor reflexivo, p. 1-10, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31 n.3, p. 521-539. set./dez. 2005. Disponível em: //www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a13v31n3.pdf Acesso em: 05 mar. 2020.
RAMOS, Luzia Faraco. Conversa sobre Números, Ações e Operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.
SANTOS, Sydione. Aprendizagem da Docência e Formação Inicial: concepções e propostas. In. Anais, XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, p. 18.119 – 18.135, Curitiba: PUC-PR, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16228_7590.pdf Acesso em: 20 mar. 2020.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Tradução: Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Aafonso e José António Sousa Tavares.
SHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. Tradução: Roberto Cataldo Costa.
SMYTH, J. Teachers’ Work and the Politics of Reflexion. American Educational Research Journal, 1992.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v34n123/13.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n.3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www. scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.