Ensinar por meio da Pedagogia por Projetos: reflexões acerca da prática de uma professora iniciante

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9100

Palabras clave:

pedagogia por projetos, trabalho docente, professor reflexivo

Resumen

O artigo apresenta a análise de uma professora iniciante de carreira sobre a própria prática ao adequar suas ações pedagógicas à perspectiva da concepção de ensino pela Pedagogia por Projetos de Josette Jolibert no decorrer de uma investigação qualitativa na modalidade Pesquisa-ação. Discorre tanto sobre diálogos e estudos ocorridos junto aos pares de um Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização quanto reflexões individuais sobre conceitos advindos de uma concepção interacionista do ensino e da aprendizagem aplicada à própria prática docente em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2018. Mediante embasamento dos referenciais teóricos de Micotti, Schön, Tardif, Ortiz, Jolibert, para atingir o objetivo proposto, a professora pesquisadora levantou seus registros das ações com as crianças em aulas, o que resultou em uma modalidade de ensino interativa em construção, porém, com ação-reflexão-ação entre prática e teoria.

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Biografía del autor/a

Daiane Luzia de Matos Bueno, UNESP - IB/RIO CLARO

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Raios de Sol vinculado à RED Latinoamericana para la Transformación da Formación Docente em Lenguaje, docente do Ensino Fundamental I pela Secretaria Municipal de Educação de Limeira SP.

Fabiana Rosa Vilela de Oliveira Guilherme, UNESP - IB/Rio Claro

Mestre e Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Raios de Sol vinculado à RED Latinoamericana para la Transformación da Formación Docente em Lenguaje, e vice-diretora de escola do Ensino Fundamental I pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro SP.

Citas

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Bueno, D. L. de M., & Guilherme, F. R. V. de O. (2021). Ensinar por meio da Pedagogia por Projetos: reflexões acerca da prática de uma professora iniciante. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 135-154. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9100