Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática

Autores

  • Ainá Montessanti Selingardi Unesp
  • Beatriz de Macêdo Zero UNESP
  • Samanta Margarida Milani Unesp

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9242

Palavras-chave:

Formação de Professores que Ensinam Matemática., Educação Matemática, Teoria Freireana

Resumo

Este trabalho teve por objetivos: evidenciar as contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) das licenciaturas em Matemática e apresentar possíveis relações entre Educação Matemática e ideias freireanas que levam à reflexão sobre a prática. A questão que direcionou a investigação foi: Quais são as principais contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas dos(as) formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática? Trata-se de uma investigação qualitativa e de caráter bibliográfico em que os dados foram coletados em uma dissertação que contém narrativas de formadores(as) e analisados a partir de conceitos do referencial freireano. Os principais resultados mostram a potencialidade existente nas falas de professores(as) formadores(as) a partir de suas práticas e da percepção do curso em que atuam e que as obras de Paulo Freire podem favorecer o trabalho deste docente, sua formação permanente e as estruturas dos cursos em que se encontram.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Selingardi , A. M., Zero, B. de M., & Milani, S. M. (2021). Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 620-640. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9242

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente