Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9242Palabras clave:
Formação de Professores que Ensinam Matemática., Educação Matemática, Teoria FreireanaResumen
Este trabalho teve por objetivos: evidenciar as contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) das licenciaturas em Matemática e apresentar possíveis relações entre Educação Matemática e ideias freireanas que levam à reflexão sobre a prática. A questão que direcionou a investigação foi: Quais são as principais contribuições teóricas de Paulo Freire para as práticas pedagógicas dos(as) formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática? Trata-se de uma investigação qualitativa e de caráter bibliográfico em que os dados foram coletados em uma dissertação que contém narrativas de formadores(as) e analisados a partir de conceitos do referencial freireano. Os principais resultados mostram a potencialidade existente nas falas de professores(as) formadores(as) a partir de suas práticas e da percepção do curso em que atuam e que as obras de Paulo Freire podem favorecer o trabalho deste docente, sua formação permanente e as estruturas dos cursos em que se encontram.
Descargas
Citas
CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; PIO, Paulo Martins A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2017, v. 98, n. 249, pp. 428-445. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2729. Acesso em: 08 out. 2021.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do professor de matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. 2011. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
COURA, Flávia Cristina Figueiredo; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Estado do conhecimento sobre o formador de professores de Matemática no Brasil. Zetetiké, v. 25, p. 7, 2017.
FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de. (Org.) Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.
FORNER, Régis; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Constituição da práxis docente no contexto da Modelagem Matemática. Boletim de Educação Matemática, v. 34, p. 501-521, ago.2020.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, Olho D’Água, 1993a.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo, Cortez Editora, 1993b.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Apres. In: FREIRE, Paulo. Direitos Humanos e Educação Libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. 2a edição. São Paulo: Paz e Terra, 2020a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 31a edição. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 75a edição. São Paulo: Paz e Terra, 2020b.
GADOTTI et al., 1996. Paulo Freire: Uma biobibliografia. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
JANZEN, Elen Andrea. O papel do professor na formação do pensamento matemático de estudantes durante a construção de provas em um ambiente de geometria dinâmica. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
KOMATSU, Mirna Yshimine. A pesquisa na prática docente de professores formadores: um estudo em um curso de Licenciatura em Matemática. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimento Metodológico na Construção do Conhecimento Científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, n. 10, p. 37 – 45, 2007.
MOREIRA, Plinio Cavalcanti. 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1137-1150, dez. 2012
OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de; FIORENTINI, Dario. O lugar das matemáticas na licenciatura em matemática: que matemáticas, que práticas formativas? Bolema. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v.27, 917-938, 2013.
PAMPLONA, Admur Severino. A formação estatística e pedagógica do professor de Matemática em comunidades de prática. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. A mediação docente na construção do raciocínio geométrico de alunos da licenciatura em matemática na disciplina desenho geométrico. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2008.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, jun. 2015. ISSN 2237-9983. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 12 jul. 2021.
STRECK, Danilo Romeu. Paulo Freire e a consolidação do pensamento pedagógico na América Latina. In: STRECK, D. R. (org.). Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
ZERO, Beatriz de Macêdo. Base de conhecimento nas licenciaturas em Matemática: uma análise das concepções dos professores formadores sobre suas práticas pedagógicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.