Valores e atitudes na formação de docentes de matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9351Palabras clave:
Valores., Atitudes., Paulo Freire., Formação de professoresResumen
O texto é resultado de uma pesquisa de delineamento qualitativo, desenvolvida em 2020. Teve-se por objetivo conhecer atitudes e valores que fundamentam a relação educativa de professores universitários que trabalham com a formação de futuros docentes de Matemática. Na produção das informações foram usadas entrevistas semiestruturadas com a colaboração de três professores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Para análise do corpus inspirou-se na técnica análise do conteúdo, em sua versão temática. Os achados indicam que a relação educativa dos docentes se pauta nos seguintes valores e atitudes humanísticos, tais como: ética, justiça, amorosidade, abertura ao diálogo, empatia, escuta ativa e respeito aos estudantes. Tais atitudes e valores, capazes de transformar a realidade, foram defendidos por Paulo Freire ao longo da sua vida.
Palavras-chave: Valores. Atitudes. Paulo Freire. Formação de professores
Descargas
Citas
ANASTASIOU, L. Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: Ibpex, 1998.
BRANDÃO, D. F.; PARDO, M. B. O interesse de estudantes de pedagogia pela docência. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 2, p. 313-329, 2016. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606142126
DIAS, D.; SOARES, D.; MARINHO-ARAÚJO, C.; ALMEIDA, L. S. (2018). O que se “ensina” no Ensino Superior: Avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudes. Meta: Avaliação, 10(29), 318-337. doi:10.22347/2175-2753v10i29.1592
FREIRE, P. Papel da educação na humanização. In: Revista Paz e Terra, n. 9, out. 1969, p. 123-132.
FREIRE, P. Education for critical conscious ness. New York : Continuum, 1973.
FREIRE, P. Pédagogie des opprimés. Paris : François Maspero, 1974.
FREIRE, P. FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogy of the heart. New York : Continuum, 1997a.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997b.
FREIRE, P.; BETTO, F. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo: Ática: 1998.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, M. A voz do biógrafo brasileiro: a prática à altura do sonho. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 6, n. jan/jul 1997, p. 33-67, 1997.
GATTI, B. Formar professores: velhos problemas e as demandas contemporâneas. In: Revista da FAEEBA, v. 12, n. 20, p. 473-477, jul./dez., 2003.
GATTI, A.; BARRETO, E. S.; ANDRÉ, M. E. D. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GATTI, B. A. Importância da pesquisa em educação para a prática pedagógica. YouTube/tvifbalaurodefreitas https://www.youtube.com/watch?v=_36YaOquKeQ 02 de março de 2021.
GOMES, C.S.F; GUERRA, M.G.G.V; PRESTES, E.M. T; DINIZ, A. V. S. Perspectiva contemporânea das ideias de Paulo Freire. Creativity and Educational Innovation Review n. 4, 2020 Disponível em: https://ojs.uv.es/index.php/creativity/article/view/19330 Acesso 9 maio 2021.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Huitec, 2006.
PIMENTA, S. Prefácio. In: RIOS, T. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2006.
RIOS, T. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2006.
RODRIGUES, A.; Psicologia Social, 13a Edição, Petrópolis/RJ, Vozes, 1991.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p.77-91.
TRILLO, F. A. (Coord.); Atitudes e valores no ensino. 4.ed. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 2000.
TRILLO, F. A. El papel de los profesores en La formación de Las actitudes de los Estudiantes hacia La Universidad. Prefácio. In: SOARES, S. R.; SITJA, L. M. Q.; SILVA, E. M. (Orgs.). Desenvolvimento de atitudes: Experiências na formação de profissionais na universidade. Salvador; EDUNEB, 2021.
SARABIA, B. A aprendizagem e o ensino das atitudes. In: COLL, C. et al. (Orgs.). Os conteúdos na reforma: Ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SAVIANI, D. Valores e objetivos da educação. In: Capacitação de recursos humanos para o ensino de 2º grau. PREMEN/CENAFOR – Convênio n. 2/77, 1979, p. 17-23.
SAVOIE-ZAJC, L. La recherche qualitative/interpretative en éducation. In T.KARSENTI; L. SAVOIE-ZAJC(dir.). Introduction à la recherche en éducation. Sherbrooke, Québec: Éditions du CRP, 2000, p. 171-198.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n. 13. São Paulo, ANPED, jan/fev/mar/abr. de 2000, p. 5-24 Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/34309/19749 Acesso: 8 maio 2021.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2014. E-PUB
ZABALA, A.; A prática educativa: como ensinar; trad. Ernani F. da F. Rosa – Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZABALZA, M.; CERDEIRIÑA, M. A. Professores y profesión docente: entre el “ser”yel “estar”. Madrid: Narcea, 2012.
ZABALZA, M. Una Questión previa: centralidade o marginalidade de la docencia em la universidad? In: ZABALZA, M.; VITÓRIA, Maria I. (Orgs.). Engagement na educação superior. Porto Alegre, RS, ediPUCRS, 2018.
ZABALZA, M. B. O discurso didático sobre atitudes e valores no ensino. In: TRILLO, F. A. (Coord.). Atitudes e valores no ensino. 4.ed. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.