Quando vivências humanas constroem Oásis: reflexões a partir da pedagogia de Freire sobre a atuação do pedagogo na educação não formal

Autores

  • Carla da Silva de Jesus UFRB
  • Alice Costa Macedo
  • Jaqueline Braga Morais Cajaiba

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9597

Palavras-chave:

Educação Não Formal, Pedagogia da autonomia, Educação não escolar

Resumo

O presente artigo, amparado na teoria freiriana, discute o papel do pedagogo em espaços de educação não formal, observando a prática pedagógica e as possibilidades de atuação desse profissional em ambientes não escolares. Constituiu-se em uma pesquisa qualitativa com base na observação participante, entrevista semiestruturada e notas em diário de campo. A pesquisa foi realizada em uma instituição não governamental, a Associação Beneficente Oásis, da cidade de Amargosa, no Recôncavo da Bahia. Abordou-se, como discussão dos resultados, a sistematização de métodos pedagógicos da educação não formal e a função do pedagogo nessa modalidade educativa com crianças, adolescentes e mulheres que se encontram com demandas de quem vive no local com poucos recursos financeiros e em um contexto que apresenta grandes desafios. Percebeu-se que o educador nesse cenário deve apresentar, em seu ofício, flexibilidade e fluidez, com a proposta de formar sujeitos críticos a partir da educação popular e libertadora voltada à autonomia do sujeito, à luta pela justiça e capaz de transformar mundos.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Jesus, C. da S. de, Macedo, A. C., & Cajaiba, J. B. M. (2021). Quando vivências humanas constroem Oásis: reflexões a partir da pedagogia de Freire sobre a atuação do pedagogo na educação não formal. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 189-203. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9597