Educação Especial, Ensino de Ciências e contribuições do licenciado em Ciências Biológicas: investigações em uma APAE do Norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9693Palabras clave:
Formação inicial de professores, Ensino de Ciências, Educação Especial, APAE, Licenciatura em Ciências BiológicasResumen
Este estudo buscou investigar o processo de Ensino de Ciências em uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Norte do Paraná e as possíveis contribuições de professores com formação inicial em Ciências Biológicas. A pesquisa se configurou como qualitativa, de caráter exploratório e investigativo, coletando dados por observações e anotações em caderno de campo, análise documental e aplicação de questionários aos docentes regentes da disciplina de Ciências da APAE. As análises dos dados foram feitas através de categorias e fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural. Foi possível entender o processo educativo de Ciências por meio do levantamento dos conteúdos, estratégias didático–pedagógicas e avaliativas utilizadas pelos docentes, suas formações, as facilidades e dificuldades enfrentadas por eles e possíveis contribuições de professores de Ciências Biológicas na prática pedagógica de Ciências. Constatamos a importância da formação inicial docente em Ciências Biológicas que considere a Educação Especial e Inclusiva para ampliar o auxílio aos processos de ensino em diferentes instituições, como na APAE.
Descargas
Citas
BASTOS, Amélia R. B. et al. Educação inclusiva e o ensino de ciências: um estudo sobre as proposições da área. Journal of Research in Special Educational Needs, [S.I.], v. 16, n. S1, p.426-429, ago. 2016.
BIANCON, Mateus L. Educação em sexualidades crítica: formação continuada de professoras(es) com fundamentos na pedagogia histórico-crítica. 2016. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Maringa-PR, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº. 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília: MEC, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/CP nº. 1, de 18 de fevereiro de 2002. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Direito à Educação: Subsídios para a Gestão dos Sistemas Educacionais. Brasília: MEC, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.
BIANCON, Mateus L. et al. Estágio de observação supervisionado em Ciências e Biologia: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, [S.I.], v. 12, n. 26, p. 440-458, 2020.
BOGDAN, Robert; BIKEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto, 2003.
BORGES, Horaides D. S; ALMEIDA, Lirane E. D. F. Formação para professores da educação especial: uma experiência no programa de desenvolvimento educacional no Paraná. In: PARANÁ. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE Artigos: Governo do Estado do Paraná, v. 1, p.1-22, 2013.
CARNEIRO, Relma U. C. Formação de Professores: da educação especial à inclusiva - alguns apontamentos. In: ZANIOLO, Leandro Osni; DALL'ACQUA, Maria Julia C. (Orgs.) Inclusão Escolar: Pesquisando Políticas Públicas, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 7-24.
COSTA, Dóris A. F. Superando limites: a contribuição de Vygotsky para a educação especial. Revista Psicopedagogia, [S.I.], v. 23, n. 72, p. 232-240, 2006.
FABRÍCIO, Beatriz C. et al. A compreensão de Licenciandos em Ciências Biológicas sobre Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Formação Docente e o Ensino de Ciências e Biologia. In: GALASSO, B.; BATTISTELLO, V. C. M. (Orgs.). Inclusão e Educação: avanços e desafios. 1 ed. Maringá, PR: Uniedusul, v. 1, p. 107-118, 2021.
GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JANNUZZI, Gilberta M., CAIADO, Katia R. M. APAE: 1954 a 2011 algumas reflexões. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MARTINS, Lígia M. A internalização de signos como intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 44-57, 2015.
MENDES, Carolina B. et al. Interlocuções entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural para o ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 3, p. 815-851, Jul./Set. 2019.
NETO, João C. S. Atuação do educador social e abertura de caminhos. In: VICTOR, Sonia L. et al. (Orgs.). Educação Especial e Educação Inclusiva: conhecimentos, experiências e formação. 1. ed. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2011. p. 48-61.
OLIVEIRA, Anna A. S.; LEITE, Lucia P. Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio político-pedagógico. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 511-524, 2007.
PARANÁ. Governo Estadual do Paraná. Conselho Estadual de Educação. Deliberação nº 02/03, de 02 de junho de 2003. Normas para a Educação Especial, modalidade da Educação Básica para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná. Paraná: Conselho Estadual de Educação, 2003.
PARANÁ. Governo Estadual do Paraná. Conselho Estadual de Educação. Parecer CEE/CEIF/CEMEP n° 07/14. Paraná: Conselho Estadual de Educação, 2014.
PARANÁ. Governo Estadual do Paraná. Conselho Estadual de Educação. Parecer CEE/Bicameral nº. 128/18. Paraná: Conselho Estadual de Educação, 2018.
PEDROSO, Cristina C. A. et al. Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura. Educação Unisinos, [S.I.], v. 17, n. 1, p. 40–47, 2013.
ROCHA-OLIVEIRA, Rafaela et al. Formação de Professores de Biologia e Educação Inclusiva: Indícios do Projeto Acadêmico Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S.I.], v. 19, p.225-250, 2019.
RODRIGUES, Olga M. P. R; MARANHE, Elisandra A. A história da inclusão social e educacional da pessoa com deficiência. In: CAMPELLINI, Vera Lucia M. F. et al. (Orgs). Marcos históricos, conceituais, legais e éticos da educação inclusiva. Bauru: Editora UNESP, p. 11-52, 2010.
ROSSETTO, Elisabeth et al. Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural: uma proposta curricular para a educação especial. Educere et Educare, Cascavel, v. 11, n. 22, p. 1-11, 2016.
SANTOS, César S. Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. 2. ed. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SILVA, Larissa V.; BEGO, Amadeu M. Levantamento Bibliográfico sobre Educação Especial e Ensino de Ciências no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 24, n. 3, p. 343-358, 2018.
TEIXEIRA, Liliane do Rêgo; BRAGA, Eliane Rose Maio. A Questão da Educação Sexual Escolar dos Alunos da Educação Especial (DM): se conhecendo para compreender suas emoções e interagir com o outro. In: Dia A Dia Educação: Governo do Estado do Paraná, Paraná, p. 1-25, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.