Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11174Palavras-chave:
História da Matemática, Equações Polinomiais do 1º Grau, Potencialidades, ÁlgebraResumo
O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Matemática (L), na Universidade de Passo Fundo/RS e discorre sobre a tendência em Educação Matemática: História da Matemática (HM) e vinculações desta junto ao conteúdo de Equações de 1º Grau. Nessa perspectiva, tem como objetivo discutir potencialidades da utilização dessa tendência junto ao ensino de Álgebra, especificamente Equações de 1º grau no Ensino Fundamental. Apresenta, então, resultados de uma pesquisa realizada por um dos autores, durante seu estágio supervisionado, em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Na temática de Equações de 1º grau, trabalhou-se com a utilização de problemas históricos como opção de recurso didático para aliar o conteúdo a ser desenvolvido – Equações – e a HM. Encontra-se sustentação teórica em autores como Iran Abreu Mendes, Antonio Miguel, William P. Berlinghoff e Fernando Q. Gouvêa. Ao término da proposta desenvolvida, foi possível intuir que a HM é um recurso de grande valia para os estudos dos conteúdos matemáticos, no caso da Álgebra e da Equação de 1º grau, pois apresentou aos alunos uma nova visão acerca da disciplina de Matemática, com indicativos de auxílio na aprendizagem do conteúdo.
Downloads
Referências
ANJOS, Lucas Felix dos. Equações do 1º grau: significando a aprendizagem por intermédio da história da matemática. 2021. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Centro Tecnológico de Ciências Exatas e Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Blumenau, 2021.
BERLINGHOFF, William P. GOUVÊA, Fernando Quadros. A matemática através dos tempos. 2 ed. São Paulo: Blucher, 2010.
BERTONI, Nilza Eigenheer. A Construção do Conhecimento sobre Número Fracionário. Bolema, Rio Claro (SP), ano 21, n. 31, p. 209-237. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Matemática. Brasília: MECSEF, 1998.
CHAQUIAM, Miguel. Ensaios temáticos: História e Matemática em sala de aula. Belém: SBEM, 2017.
D’AMBROSIO, Ubiratan. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M.A.V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97-115.
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011. 848 p. Trad. Hygino H. Domingues.
FAUVEL, John. A utilização da História em Educação Matemática. In: VIEIRA, Ana. VELOSO, Eduardo. LAGARTO, Maria João (org.). Relevância da História no Ensino de Matemática, [S. l.], p.15-20,1997.
GIOVANNI JR, José Ruy. CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da matemática – 7º ano. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JR, José Ruy. CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da Matemática - 8ºano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2009.
LIMA, Ticiana de Sousa. GUEDES, Ana Maria Silva. PEREIRA, Ana Carolina Costa. A História da Matemática como recurso metodológico para o ensino usando o vídeo como suporte. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 33–47, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/%20view/51. Acesso em: 8 maio. 2022.
MAIA, Lícia de Souza Leão. Vale a pena ensinar Matemática. In. BORBA, Rute. GUIMARÃES, Gilda. A pesquisa em educação matemática: repercussões na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2009, p.13.
MENDES, Iran Abreu. O uso da história da matemática no ensino: reflexões teóricas e experiências. Belém: EDUEPA, 2001.
MIGUEL, Antonio et al. História da Matemática em atividades didáticas. 2 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, n.2, p.27-35, 1995.
SALES, J. A história das Equações do 1º grau. Youtube, 22 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9iBVmJPhd8U. Acesso em: 25 de maio de 2022.
SILVA, Marcos Noé Pedro da. História das Equações. Mundo Educação, 2022. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/historia-das-equacoes.htm. Acesso em: 20 de maio de 2022.
VIANA, Carlos Roberto. Usos didáticos para a História da Matemática. In: Anais do I Seminário Nacional de História da Matemática. (Org) Fernando Raul Neto. Recife: SBHMat, p.65-79, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.