O PIBID como um cruzamento de fronteiras entre Universidade/escola: a experiência do subprojeto Educação Física UFRJ

Autores

  • Renato Sarti Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Roberto Martins Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8829

Palavras-chave:

Formação de professor, PIBID, Educação Física

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a experiência formativa desenvolvida no contexto do subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, refletindo sobre suas possibilidades de romper as fronteiras entre Universidade/Escola. O PIBID tem se apresentado como um espaço que busca fortalecer a formação de professores, aproximando a Universidade da Escola Básica. Deste modo, as ações pedagógico-formativas desenvolvidas pelo subprojeto em tela estão estruturadas em direta interlocução entre o curso de Licenciatura em Educação Física da UFRJ e as escolas parceiras, destacando-as como cenários de desenvolvimento profissional e construção de conhecimento. Assim, trabalharemos os objetivos e as ações do subprojeto tanto nas Escolas da Educação Básica como na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, bem como nas impressões dos bolsistas de iniciação à docência sobre momentos do processo formativo dentro do PIBID. Por fim, destacamos que o percurso formativo dos bolsistas de iniciação à docência no subprojeto valorizou o equilíbrio entre os conhecimentos acadêmicos e profissionais.

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Biografia do Autor

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Educação Física na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. 

Roberto Martins Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação na Universidade Federeal do Rio de Janeiro. Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Membro do Grupo de Estudos Educação Física Escolar e Profissão Docente. 

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

Sarti, R., & Costa, R. M. (2021). O PIBID como um cruzamento de fronteiras entre Universidade/escola: a experiência do subprojeto Educação Física UFRJ. Revista De Iniciação à Docência, 6(1), 69-86. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8829