Coleção de artigos científicos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Revistas

  • Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação

    O APRENDER é uma publicação que pretende divulgar trabalhos sobre o processo educacional em suas variáveis filosóficas e psicológicas ou contribuições de outras áreas do saber. e-ISSN: 2359-246X / ISSN impresso: 1678-7846 (última edição impressa publicada: nº 13, jul./dez. 2014).

  • Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas

    Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) é uma publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPAAD) - DCSA - UESB. As opiniões expressas nos artigos, tanto de docentes e técnicos da UESB, quanto de convidados, ou mesmo de traduções e envios espontâneos à redação, são da inteira responsabilidade dos seus autores. Os enfoques temáticos integrantes da publicação dos Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas abrangem 4 (quatro) áreas de conhecimento: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia.

  • Estudos da Língua(gem)

    Estudos da Língua(gem),  ISSN 1982-0534versão online, é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/Uesb), editado sob a responsabilidade do Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) (Gpel/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso (GPADis/CNPq), ligados à Área de Linguística do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, desde junho de 2005. Qualis B1.  A revista manteve a versão impressa ISSN 1808-1355 no período de 2005 a 2015. A partir do ano de 2016, a revista mantém somente a versão online.

  • Filosofando: Revista Eletrônica de Filosofia da UESB

    A Revista Filosofando: Revista Eletrônica de Filosofia da UESB pretende ser um espaço de debate, discussão, interlocução do pensamento filosófico e suas interlações com áreas afins, tais como Direito, Geografia, História, Literatura, Poesia, Comunicação, etc.

  • Floema: Caderno de Teoria e História Literária

    FLOEMA. Caderno de Teoria e História Literária é uma publicação semestral editada sob a responsabilidade da Área de Teoria e Literatura do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

  • fólio - Revista de Letras

    fólio - Revista de Letras é um periódico eletrônico semestral do  Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL/UESB), estando atulamente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGLCEL/UESB) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).











  • Geopauta

    Revista quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia vinculada ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Brasil

  • ODEERE

    A Revista Odeere, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGREC/UESB) publica trabalhos inéditos e originais desenvolvidos em torno das discussões sobre etnicidade, relações étnicas, gênero e diversidade sexual em diferentes tempos e espaços e abordando diversos grupos sociais, tais como indígenas, negros, africanos, mulheres etc. 

    e-ISSN: 2525-4715 / Ano de criação: 2016 / Área de conhecimento: interdisciplinar / Qualis: B4 (Educação, Ensino, História e Sociologia)

  • Práxis Educacional

    A Revista Práxis Educacional é um periódico trimestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros. Seu objetivo central é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, desenvolvidos por pesquisadores de diferentes contextos educacionais do Brasil e do exterior.
  • Politéia - História e Sociedade

    Politeia: História e Sociedade é uma publicação científica editada pelo Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Tem por objetivos estimular o debate e contribuir, por meio da publicação de trabalhos inéditos, para a consolidação da pesquisa e para o aperfeiçoamento de profissionais ligados à História, às Ciências Humanas e a outras áreas correlatas, desde que afinados com o escopo da revista. Publicada desde 2001, inicialmente com periodicidade anual, Politeia encontra-se em fase de reestruturação visando a consolidação da periodicidade semestral, a partir de 2018, e o atendimento a outros requisitos que possam lhe garantir uma melhor qualificação.
  • REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo

    REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo, com periodicidade de publicação semestral, é uma revista do Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista. O seu objetivo principal é colocar em circulação a discussão e problematização dos estudos discursivos e dos estudos sobre o corpo enquanto objeto de discurso. É dirigida a pesquisadores, profissionais e alunos no centro das áreas de Letras e Linguística, em específico, levando em consideração suas fronteiras com as pesquisas desenvolvidas no seio das Ciências Humanas. Os números da revista são temáticos. Os textos em língua estrangeira serão publicados em sua língua original. A REDISCO está aberta semestralmente para submissões de artigos, resenhas, entrevistas, debates e ensaios. A publicação dos trabalhos submetidos depende da aprovação do próprio Conselho Editorial por meio do sistema de avaliação transparente pelos pares, como também de pareceres de assessores “ad hoc”. ISSN 2316-1213, Classificada pelo Web-Qualis como B2 (Letras e linguística).

  • Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências

    REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS é uma publicação eletrônica de carácter binacional, com periodicidade semestral, organizada por grupos de pesquisa que atuam no Museu Pedagógico e nos programas de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Didáctica de las Ciencias Experimentales de la Universidad Nacional del Litoral (UNL) da Argentina, articulados com  o Museu Pedagógico da UESB. A RBBA é um produto do projeto Multidisciplinaridade na Educação do Programa Binacional dos Centros Associados de Pós-Graduação Brasil/Argentina (CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / SPU - Secretaria de Politicas Universitárias).

  • Revista Científica do Curso de Direito

    A Revista Científica do Curso de Direito tem por fito a construção de mais um espaço de produção de conhecimento, a fim de repercutir a aprendizagem adquirida na Academia ao longo da graduação, tanto pelos discentes da casa e instituições locais, quanto por aqueles que gravitam nas universidades e faculdades da região. As publicações são semestrais e versam sobre os mais diversos temas jurídicos.

  • Revista de Iniciação à Docência

    A Revista de Iniciação à Docência (RID-UESB, e-ISSN 2525-4332) é um periódico exclusivamente on line, dedicado a difundir textos, reflexões, estudos teóricos, ensaios, relatos de experiência e pesquisas envolvendo problemas ligados à temática da formação de professores. A revista mantém regime de periodicidade projetando duas edições anuais, uma ao final de cada semestre, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, PIBID, etc. O perfil da revista denota forte preocupação em democratizar informações e conhecimentos, englobando os trabalhos desenvolvidos em nossa Instituição – a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), como também, estudos oriundos de outras instituições disseminadas pelo País. A ideia é divulgar textos, relatos de ações, experiências e pesquisas individuais e/ou coletivas ligadas à formação docente, com especial atenção às questões relacionadas para a iniciação à docência, refletindo os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas voltadas para a melhoria da formação de professores, como também, para a geração de transformações nas práticas pedagógicas, tanto nas escolas, quanto nos cursos de formação docente no contexto da educação superior.

  • Revista Extensão e Cidadania

    A Revista Extensão & Cidadania, e-ISSN 2319-0566, é um periódico semestral da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os objetivos da Revista são: promover a formulação de novos saberes e novos fazeres extensionistas e emancipatórios; potencializar o pensar-fazer extensionista nas matrizes curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação; estimular o debate e a socialização dos saberes e fazeres formulados a partir das ações de extensão no âmbito da região do Sudoeste da Bahia; fomentar a inserção do pensar-fazer extensionista no âmbito da formulação, implementação e execução das políticas públicas. Nessa perspectiva, a sua composição constará de entrevistas, dossiês temáticos, artigos, resenhas, relatos de experiências relacionados à programas e projetos extensionistas.

  • Saúde.com

    Revista Saúde.Com (RSC) é um órgão de divulgação científica na área da saúde, abrangendo as sub-áreas das Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia, entre outras. A RSC aceita a submissão de artigos em português, sendo necessário também o resumo na versão em português e inglês.