Notícias

Edição Atual

v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.
					Visualizar v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.

Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.

Publicado: 2023-01-31

Artigos

  • A curricularização da extensão universitária no contexto da função social da universidade

    José Carlos Miguel
    e11534
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11534
  • Educação não formal: contributos para a educação inclusiva

    Maria Conceição Pinto Antunes, Sara Daniela Fernandes
    e11319
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11319
  • Direitos humanos e discriminação: conceções de estudantes futuros profissionais de educação

    Isabel Maria Esteves Silva Ferreira, Luisa Maria Serrano de Carvalho, Amélia de Jesus Gandum Marchão
    e11420
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11420
  • Educação inclusiva e tecnologias educacionais: mediação e promoção da aprendizagem no ensino remoto

    Fabíola Cadete Silva, Adelis Carvalho Costa Azevedo, Petronilha Morais Moreira Pereira, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
    e8746
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.8746
  • Práticas investigativas no contexto de clubes de ciências

    Maria Milena de Oliveira Abreu, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
    e11612
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11612
  • Ensino híbrido mão na massa: aprendizagem com alunos mais ativos

    José Armando Valente
    e11340
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11340
  • Gestão democrática: articulações e contradições no contexto escolar

    Soane Santos Silva, Ennia Débora Passos Braga Pires, Hilheno Oliveiral Miranda
    e11736
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11736
  • Reelaboração de foreground: orquestrando futuro com os professores

    Juliane Claudia Piovesan, Lucí dos Santos Bernardi
    e11858
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11858
  • A relação entre as emoções do professor e a autoeficácia docente: uma revisão sistemática

    Camila Marta de Almeida, Sofia Freire
    e11511
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11511
  • Educação ucraniana durante a guerra: uma revisão de escopo

    Yuliia Nenko, Oksana Orendarchuk, Yurii Prysiazhniuk, Oleksandra Shevchenko
    e11951
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11951
  • A prática profissional e a invenção de espaços escolares na Escola Normal da Bahia (1881-1930)

    Antonieta Miguel
    e11359
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11359
  • Aspectos considerados pelos professores na elaboração do planejamento na educação infantil

    Rosana Mara Koerner, Jane Tromm Stopa
    e11379
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11379
  • A serenidade como traço determinante da formação na era da técnica

    Raísla Girardi Rodrigues, Claudio Almir Dalbosco, Marcelo José Doro
    e11842
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11842
  • Profissão docente em questão: o habitar as práticas de ensino universitário na formação de professores

    Fabrício Oliveira da Silva, Ana Carla Ramalho Evangelista Lima, André Ricardo Lucas Vieira
    e11576
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11576
  • Licenciaturas em biologia e a legislação de formação docente: análise das similitudes e divergências

    Obertal Almeida, Paulo Marcelo Teixeira
    e11122
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11122
  • Mediação pedagógica na aprendizagem invertida: uma revisão sistemática de um contexto pré-pandemia de Covid-19

    Achilles Alves de Oliveira, Yara Fonseca de Oliveira e Silva
    e11883
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11883
  • Deslocamentos de tempo/espaço na educação: a construção de subjetividades integrais

    Rochele da Silva Santaiana, Viviane Castro Camozzato
    e10998
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.10998
  • Por uma educação (in) sustentável: reflexões desde a nossa constituição cidadã até os dias atuais

    Avelar Luiz Bastos Mutim, Fabiana Andrade Santos
    e11148
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11148
  • Tecnologias assistivas: recursos para pessoas com deficiência visual e auditiva

    Letícia Aparecida Alves de Lima, André Luiz Moscaleski Cavazzani, Marcus Vinicius Gonçalves da Silva
    e11455
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11455
  • Juventudes e educação do campo: uma análise das pesquisas realizadas no Brasil de 2002 a 2022

    Lia Machado dos Santos, Luci Mary Duso Pacheco
    e11278
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11278
  • Balanço do Conhecimento sobre Educação Integral no Oeste Paraense

    Leandro Sartori, Maria Lilia imbiriba Sousa Colares
    e12231
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12231

Seção Temática

  • Decolonizar o povo para descolonizar os sistemas de educação: entre as fissuras e semeaduras

    Angelo Dantas de Oliveira, Antônio Dias Nascimento, Tânia Maria Hetkowski
    e12042
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12042
  • Descolonizar as linguagens dos poderes

    Miguel Alberto González González, José González-Monteagudo
    e11997
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11997
  • Descolonização ou construção identitária cultural e educativa?

    Roberto Nasimbera Limido
    e11999
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11999
  • Arte e estética decolonial: um diálogo a partir da colonialidade do ver

    Franciele Clara Peloso, João Colares da Mota Neto, Érico Ribas Machado
    e12049
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12049
  • Intersubjetividade-comunitária e educação libertadora: a conscientização na comunidade crítico-simétrica

    José Edemilson Pereira dos Anjos, Luciano Costa Santos
    e12050
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12050
  • Ensinando a história antiga de Abya Yala a partir do paradigma da libertação

    Gabriel Herrera Salazar
    e11996
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11996
  • O pensamento de José Carlos Mariátegui (1895-1930) e as lutas indígenas no Brasil contemporâneo

    Tanise Baptista de Medeiros, Magali Mendes de Menezes
    e12048
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12048
  • Contemporaneidade: educação, modernidade e pós-modernidade

    Bernardete Angelina Gatti
    e11995
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11995
  • Pedagogias criticas: o desafio da formação de subjetividades rebeldes

    Luis Rigal, Sabrina Zinger, Patricia Evangelina Patagua
    e12043
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12043
  • A soberania do encargo: responsabilidade em Dussel e Ellacuría para uma política mundial

    Enrique Téllez Fabiani
    e12002
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12002
  • Racismo institucional, branquitude e gestão reativa seletiva: desafios para a implementação de ambiente universitário afirmativo

    Yone Maria Gonzaga
    e12047
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12047
  • Travestis e transexuais nas universidades públicas: reflexões sobre o acesso e a permanência

    Isis Valentina Inácio Borges, José Lucas Pedreira Bueno
    e12044
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12044
  • América Latina e a produção de artigos científicos: um crescimento desigual e assimétrico

    Tulio Ramírez, Audy Salcedo
    e12001
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12001

Resenhas

  • As contribuições da abordagem ontológica do método científico

    Liliane Santos Tobias
    e11962
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11962
Ver Todas as Edições