Sobre a Revista

A Revista Práxis Educacional é um periódico em fluxo contínuo, eletrônico, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros. Artigos de revisão sistemática de literatura, somente são aceitos desde que apresentem orientações inéditas para pesquisa futuras. Seu objetivo central é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, desenvolvidos por pesquisadores de diferentes contextos educacionais do Brasil e do exterior. A revista não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação dos textos.
ISSN 2178-2679DOI: 10.22481/praxisedu - Área: EducaçãoQualis Periódicos: A2 (2017-2020) - Submissão de manuscritos: contínuaPeriodicidade de publicação: Fluxo Contínuo.

Notícias

Edição Atual

v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo
					Visualizar v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo

Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo.

Publicado: 2024-02-23

Artigos

  • Estudos sobre identidade e formação dos universitários no México

    Zaira Navarrete Cazales
    e12487
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12487
  • Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19

    Lucas Wendel Silva Santos, Erica Daiane Ferreira Camargo, Rosana Carla do Nascimento Givigi
    e13011
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13011
  • A legislação de Educação Ambiental da cidade do Recife alinhada à Política de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco: uma análise transdisciplinar

    Janaina Almeida de Macêdo, Maria de Fátima Gomes da Silva
    e12085
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12085
  • Os celulares,os professores e os alunos:desafios para a elaboração de um novo contrato pedagógico

    Antônio Álvaro Soares Zuin, Damiana Andreia Ferreira
    e12214
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12214
  • O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência

    Francianne Farias dos Santos, Dorimar Gomes Ferreira, João Otacilio Libardoni dos Santos
    e13891
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13891
  • As cotas raciais nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe executados em rede

    Lídia Carla Araújo dos Anjos, Edineia Tavares Lopes, Sandra Morais de Jesus Bomfim
    e13321
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13321
  • A canção e a construção do inédito viável: alternativas para o trabalho com a linguagem na escola

    Camila Farias Fraga, Marcos Antonio Rocha Baltar
    e12670
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12670
  • Práticas pedagógicas integradas: um confronto entre docentes licenciados e docentes bacharéis

    Sthéfany Araújo Melo, Welisson Marques, Robson Luiz de França
    e12676
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12676
  • Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar

    Joseval dos Reis Miranda, Paula Cristina Gomes
    e12889
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12889
  • Escolas indígenas Wassu - Cocal: postulações para currículo específico – do apagamento às insurgências

    Valdeck Gomes de Oliveira Junior, Cléia da Silva Lima, Valéria Campos Cavalcante
    e13993
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13993
  • Educação Matemática Problematizadora na perspectiva freiriana

    Sandra Alves de Oliveira, Reginaldo Fernando Carneiro
    e12689
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12689
  • Diferentes sentidos para tempo em discursos pela alfabetização

    Bárbara Rocha Souza, Alice Casimiro Lopes
    e14453
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14453
  • Produzindo sentidos de educação integral nas escolas cidadãs integrais

    Ana Cláudia Silva Rodrigues, Joana Karoline da Silva Elias, Rafael Ferreira Souza Honorato
    e14163
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14163
  • Formação e assessoria pedagógica a docentes universitários: um estudo de casos no Brasil e em Québec

    Cristina d’Ávila
    e14867
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14867
  • A construção da escrita no português brasileiro a partir da perspectiva psicogenética construtivista

    Giovana Cristina Zen, María Claudia Molinari, Arizbeth Soto
    e14871
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14871
  • Traçados histórico-filosófico de uma arte pedagógica da educação infantil na atualidade

    Gisele Ruiz Silva, Paula Corrêa Henning
    e11532
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.11532
  • Do enredo à passarela da pesquisa narrativa: os saberes experienciais na docência em matemática

    André Ricardo Lucas Vieira
    e14712
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14712
  • Percepção de professores a respeito das práticas pedagógicas em educação sexual no espaço escolar

    Renata Barbosa Nunes, Lilia Aparecida Kanan, Jaime Farias Dresch
    e14938
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14938
  • O uso de ferramentas digitais na educação pós-pandemia: uma análise bibliométrica

    Cleide Ane Barbosa da Cruz, Ariadne Lopes Ecar
    e12084
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12084
  • Indicadores de saúde predizem o estilo de vida em professoras aposentadas

    Luiz Humberto Rodrigues Souza, Berta Leni Costa Cardoso
    e14946
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14946
  • Adaptação curricular com comunicação alternativa no ensino remoto durante a pandemia por covid-19

    Vera Lúcia de Oliveira Ralin, Laila Bianca Menezes Souza , Clayne Mirelle Pereira Teixeira
    e13215
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13215
  • Concepções de Educação Infantil em imagens: docência performática e ativismo pedagógico no Facebook

    Aliandra Cristina Mesomo Lira, Diego Paiva Bahls, Leandra Souza Machado
    e12899
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12899
  • Currículo de Sergipe e governamentalidade neoliberal: tragando almas, produzindo sujeitos-coachizados

    Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo, Rosa Virginia Oliveira Soares de Melo
    e13001
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13001
  • O lugar dos/as professores/as na formação permanente: análises e proposições

    Robson Lima de Arruda, Robéria Nádia Araujo Nascimento
    e12737
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12737
  • O espaço das artes visuais na educação infantil: a base municipal curricular de Guanambi – BA

    Ana Cláudia de Oliveira Freitas, Fabiana Souto Lima Vidal
    e13508
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13508
  • A avaliação educacional pernambucana: uma modernização por meio das lógicas da fantasia

    Divane Oliveira de Moura Silva, Karla Wanessa Carvalho de Almeida, Kátia Silva Cunha
    e12894
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12894
  • Autismo, biopolítica e educação: entre peças que emolduram o quebra-cabeça da normalidade

    Perolina Souza Teles, Fabio Zoboli, Silvia Ester Orrú
    e15418
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15148
  • Formação continuada e experiências docentes na educação básica: o que dizem os estudos

    Eliane Silva Souza , Mary Valda Souza Sales
    e15149
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15149
  • A BNCC e a formação de professores do campo no território de identidade Velho Chico na Bahia

    Arlete Ramos dos Santos, Igor Tairone Ramos dos Santos
    e14650
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14650
  • As publicações acerca da Ciência Aberta na base de dados ERIC: um estado da arte

    Maria Aparecida Alves da Costa, Karla Angélica Silva do Nascimento, Francinalda Machado Stascxak
    e13783
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13783
  • Aprendizagem, estressores e resiliência de acadêmicos da área da saúde na pandemia da covid-19

    Monika Mensch, Luiz Carlos Porcello Marrone, Alice Hirdes
    e12798
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12798
  • As interfaces entre a Educação do Campo e Agroecologia nos projetos educativos da Ecoescola Thomas a Kempis

    Francisco de Assis Santos, Elmo de Souza Lima
    e12746
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12746
  • Perspectiva das coordenadoras pedagógicas sobre a formação continuada docente quanto à BNCC

    Beatriz Vieira Magdaleno, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
    e13203
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13203
  • Avaliações municipais e a relação com o IDEB, segundo o questionário contextual do SAEB 2019

    Eloisa Maia Vidal, João Batista da Silva, Iasmin da Costa Marinho, Jaana Flávia Fernandes Nogueira
    e13559
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13559
  • “Eu achava que eu não ía conseguir...”. Trajetórias escolares De jovens em contexto de vulnerabilidade social

    César Oliveira Carneiro, Lívia A. Fialho da Costa
    e15396
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15396
  • Governança da educação básica no nordeste brasileiro: ações de parceria entre mec e o PNUD

    Elainy Paula Viturino Braz, Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Inalda Maria dos Santos
    e13488
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13488
  • Desafios na elaboração e validação de instrumentos de pesquisa na área de educação em Moçambique

    Vital de Melo Lopes Napapacha, Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Damasco Rocha Mateus Chalenga
    e15490
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15490
  • Pesquisa-ação em Educação: um mosaico teórico-metodológico

    Douglas Pereira da Costa, Maria da Glória Carvalho Moura
    e13564
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13564
  • A Escola da Ponte: do ensino emergencial ao regresso às aulas presenciais

    Fabíola Pereira Sarmento da Fonseca, Carla Vilhena
    e14196
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14196
  • Desigualdades na escolarização e uso da internet para aprendizagem entre jovens e adultos no Brasil

    Flávia Longo, Maria Clara Di Pierro
    e14470
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14470
  • Adoecimento e silêncio: sentidos do não dizer em pesquisas narrativas

    Emília Karla de Araújo Amaral, Elizeu Clementino de Souza
    e15563
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15563
  • Os caminhos da promoção de saúde e do Programa Saúde na Escola: o contexto de influência

    Murilo Marques Scaldaferri, Gabriela Sousa Rego Pimentel, Edinaldo Medeiros Carmo
    e13491
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13491
  • Um olhar para o estágio supervisionado a partir de narrativas docentes

    Cícera Maria Mamede Santos, Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Maria Marina Dias Cavalcante
    e15541
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15541
  • A garantia do direito à educação, no Brasil, frente à política econômica de austericídio fiscal

    Carlos Augusto de Medeiros, Orlando dos Santos Oliveira Filho, Maria Dolores Melo do Nascimento
    e15579
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15579
  • Ludicidade: conceitos, paradigmas e concepções no ensino superior

    Márcia Mineiro
    e13947
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13947
  • Desenvolvimento profissional de professores/as: reflexões sobre o período de examinação da carreira

    Andreia Cristina Freitas Barreto, Lúcia Gracia Ferreira
    e15628
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15628
  • Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas: reflexões sobre a (trans)formação docente

    Andrielly Maria Pereira, Maria Dolores Fortes Alves
    e13441
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13441
  • Políticas de valorização dos técnicos administrativos em educação no contexto da legislação brasileira

    Di Paula Ferreira Prado, Claudio Pinto Nunes
    e15758
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15758

Trajetórias profissionais

  • Trajetórias de vida-pesquisa-formação: discurso de professora emérita

    Dalila Andrade Olivera
    e14932
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14932

Ensaio

  • A competência crítica

    Rodrigo Lages e Silva, Luis Artur Costa, Iacã Machado Macerata
    e13965
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13965
Ver Todas as Edições