AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR.

  • Marta Lícia Teles Brito de Jesus

Resumo

Nesta pesquisa, discute-se o acesso ao ensino superior pelas professoras da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A teoria social de Pierre Bourdieu e Norbert Elias possibilitaram a costura teórico metodológica da análise dos dados, que foram produzidos a partir da aplicação de questionário e produção de histórias de vida em uma turma de Pedagogia. Os achados apontam para uma melhor compreensão das aspirações das professoras investigadas e de suas famílias, em terem acesso a graus mais elevados de escolarização, bem como o lugar ocupado pela Universidade pública e Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) nos significados atribuídos à conquista da formação de nível superior.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-08-06
Como Citar
JESUS, Marta Lícia Teles Brito de. AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR.. Práxis Educacional, [S.l.], v. 14, n. 29, p. 304-319, ago. 2018. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4114>. Acesso em: 17 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4114.