FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)

  • Adriana Aparecida de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN
  • Josanilda Mafra Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN
  • Juliane Kelly de Figueredo Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN
  • Lenina Lopes Soares Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN

Resumo

O presente artigo analisa a produção do conhecimento acumulada no âmbito do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acerca da formação de professores para o atendimento às pessoas com deficiência. Tal estudo é produto de uma pesquisa realizada no mês de julho de 2017 no Portal da referida Coordenação, tendo sido utilizados os descritores: formação de professores para pessoas com deficiência, formação de professores para educação especial e formação de professores e educação especial, entre aspas duplas, os quais possibilitaram localizar 16 trabalhos que tratam da temática em análise. Entretanto, desse total, somente 09 estavam disponíveis para leitura. A inquietação pelo referido objeto de pesquisa partiu da constatação de que, ao longo dos anos cresceu o número de pessoas com deficiência adentrando nas instituições formativas e que estas, para garantir a efetivação da inclusão, foram impulsionadas a adotar novas posturas lançando as bases para novas perspectivas interventivas, que vão além da acessibilidade física e dizem respeito às adaptações e atualizações a que são chamados os professores que atuam com pessoas com deficiência.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-10-19
Como Citar
DE SOUZA, Adriana Aparecida et al. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016). Práxis Educacional, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 62-84, out. 2018. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4361>. Acesso em: 14 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4361.