FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4361Keywords:
Formação de professores para pessoas com deficiência; Formação de professores para Educação Especial; Pessoas com deficiência; Portal da Capes.Abstract
O presente artigo analisa a produção do conhecimento acumulada no âmbito do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acerca da formação de professores para o atendimento às pessoas com deficiência. Tal estudo é produto de uma pesquisa realizada no mês de julho de 2017 no Portal da referida Coordenação, tendo sido utilizados os descritores: formação de professores para pessoas com deficiência, formação de professores para educação especial e formação de professores e educação especial, entre aspas duplas, os quais possibilitaram localizar 16 trabalhos que tratam da temática em análise. Entretanto, desse total, somente 09 estavam disponíveis para leitura. A inquietação pelo referido objeto de pesquisa partiu da constatação de que, ao longo dos anos cresceu o número de pessoas com deficiência adentrando nas instituições formativas e que estas, para garantir a efetivação da inclusão, foram impulsionadas a adotar novas posturas lançando as bases para novas perspectivas interventivas, que vão além da acessibilidade física e dizem respeito às adaptações e atualizações a que são chamados os professores que atuam com pessoas com deficiência.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.